Select Page

Vasco Cordeiro inicia visita oficial a Santa Catarina com encontro com Governador do Estado

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, encontrou-se hoje, em Florianópolis, com o Governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o primeiro ponto da visita oficial de cinco dias de Vasco Cordeiro ao Brasil.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar conta do reconhecimento e agradecer ao senhor Governador de Santa Catarina o convite que me dirigiu para esta visita oficial. Este convite sensibilizou-me, porque demonstra um cuidado e uma atenção quanto a este património comum que é a ligação entre os Açores e Santa Catarina”, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou que “a ideia de podermos trazer uma nova vida a esta ligação, de inovar neste relacionamento, virando-o para o futuro, e não apenas para homenagear este passado comum, pode ser uma boa via a explorar no futuro”.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro aproveitou a oportunidade para convidar o Governador Eduardo Pinho Moreira a visitar os Açores, destacando ainda o “sentido de orgulho” pelo facto de os Açorianos terem ajudado a construir o que o Estado de Santa Catarina é hoje.

Esta visita oficial de cinco dias é a primeira de Vasco Cordeiro ao Brasil, enquanto Presidente do Governo, e decorre na sequência do convite do Governador do Estado de Santa Catarina.

O ano de 2018 foi declarado como o ‘Ano dos Açores em Santa Catarina’, onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes açorianos.

Durante esta deslocação, Vasco Cordeiro, entre outros pontos, manterá diversos encontros institucionais, presidirá à sessão de abertura do Congresso Internacional que assinala os 270 anos da presença açoriana naquele estado e encontrar-se-á com a comunidade açoriana e açor-descendente de Santa Catarina.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana, a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período, verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e na metade do século XX, para os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana integra os Presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, cidades-irmãs de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, assim como os deputados da Comissão de Política Geral do Parlamento Açoriano José San-Bento (PS), António Soares Marinho (PSD) e Alonso Miguel (CDS/PP).

Pontos de Interesse

ReStartAlp, June, 26-September 29

2th edition of RestartAlp, temporary incubator to facilitate the creation of new businesses in the Alps, promoted and funded by Cariplo Foundation and Edoardo Garrone Foundation inaugurated on June, 26 in Premia (Verbano Cusio Ossola). Young people,...