O Presidente do Governo manifestou o seu reconhecimento aos empresários e trabalhadores açorianos pela capacidade que demonstraram para transformar um período recente de dificuldades no atual momento de “renovada esperança” na economia regional.
“Como Presidente do Governo, dirijo uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que são os obreiros deste novo ciclo que vivemos na economia da Região”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava sábado nas comemorações do 182.º aniversário da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Depois de salientar que nem todos os desafios estão ultrapassados na Região, Vasco Cordeiro adiantou que um Governo, qualquer que ele seja, pode criar programas, políticas e medidas, mas, se “não tiver destinatários destas medidas que as aproveitem e que multipliquem os seus objetivos, elas de nada valem”.
Nesta cerimónia, que contou com uma intervenção do antigo embaixador norte-americano em Lisboa, Robert Sherman, sobre as oportunidades económicas entre os Açores e os EUA, o Presidente do Governo destacou a importância da reflexão sobre a “forma como podemos aproveitar o momento que aí está” ao nível económico.
“Numa economia cada vez mais globalizada, esta reflexão parece-me particularmente atual e importante”, destacou Vasco Cordeiro, ao salientar que o recente anúncio de ligações aéreas entre Nova Iorque e os Açores constitui um dos “exemplos mais notórios” de um trajeto crescente de melhoria e reforço das relações comerciais dos Açores com os EUA.
“Entre 2005 e 2015, quadruplicou o valor das trocas comerciais dos Açores para os EUA, o que é significativo quanto ao despertar desta realidade que tem, efetivamente, uma importância muito grande e que pode também vir a ter uma utilidade significativa para a economia” regional, afirmou o Presidente do Governo.