Select Page

Vasco Cordeiro visitou Comando Avançado da Proteção Civil

O Presidente do Governo visitou, esta noite, a Base de Comando Avançado do Serviço Regional de Proteção Civil, instalada no quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada, onde apelou aos Açorianos para que cumpram as recomendações emitidas pelas entidades competentes face ao agravamento do estado do tempo previsto para sábado.

 

“A prevenção mais eficaz, para além daquela que envolve a Administração Pública Regional e Local, compete a cada um de nós, seguindo as orientações e as recomendações que as entidades competentes emitem”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Após a reunião, em que esteve acompanhado pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, e pela Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, o Presidente do Governo adiantou que esta deslocação aos Bombeiros de Ponta Delgada seguiu-se a um trabalho de preparação desenvolvido ao longo de sexta-feira para prepara a Região face às previsões que indicam que os Açores enfrentarão no próximo dia e meio.

 

“São duas situações distintas que se conjugam: uma frente que conduzirá a uma maior intensidade de precipitação e o furacão Ophelia que, sobretudo ao nível do vento, também inspira algumas preocupações”, adiantou.

 

Segundo disse, numa fase inicial foi colocado de prevenção um conjunto de serviços da Administração Regional no Grupo Oriental e, posteriormente, foi alargado este estado de prevenção ao Grupo Central, sobretudo por razões que têm a ver com a elevada precipitação que se prevê nestas sete ilhas.

 

Os serviços que estão de prevenção envolvem diversos departamentos do Governo, como as Obras Públicas, Saúde, Ambiente, Agricultura, Pescas, Florestais, e traduzem-se num conjunto de precauções e na deslocalização de meios e equipamentos em zonas críticas da ilha de São Miguel.

 

“Neste momento, andam à volta de 500 os elementos da Administração Regional dos diversos serviços que estão de prevenção” nas várias ilhas, adiantou Vasco Cordeiro.

Pontos de Interesse