Select Page

Velho edifício do Governo Civil do Porto está como novo e acolhe 55 empresas

Para quem não visita a Baixa do Porto há três ou quatro anos poderá parecer incrível que lhe cheguem notícias como esta. Em poucos anos, o Porto regenera-se e explode suavemente dentro de edifícios que há pouco ameaçavam ruína e agora são o sangue novo que alimentará esta e, sobretudo, as próximas gerações. O do antigo Governo Civil do Porto era um deles, esteve para ser hotel e hoje abriu como centro empresarial.

O District Offices and Lifestyle foi hoje oficialmente inaugurado por Rui Moreira e pelo promotor Endutex, uma empresa industrial do Norte que agora investe também em empreendimentos nas cidades. Neste caso, reabilitou um velho e abandonado edifício histórico, entre a Praça da Batalha e os Guindais e já alberga 55 empresas, muitas delas dos sectores tecnológicos e da comunicação, mas há também pequena restauração, designers de moda e até cabeleireiros. Um verdadeiro ecossistema empresarial, como lhe chamou Rui Moreira, construído com investimento privado, jovens empresas e mão-de-obra local e muita imaginação.

A reabilitação do antigo edifício do Governo Civil do Porto e que também já albergou a Polícia, custou dois milhões de euros, que transformaram os seis mil metros quadrados em 66 espaços empresariais, já totalmente ocupados por 55 empresas. São centenas de postos de trabalho, maioritariamente jovens e de indústrias criativas, sem investimento pública, mas com uma contribuição municipal: a facilitação nos licenciamentos e a rapidez com que ocorreram. No total, estão investidos mais de 3,5 milhões de euros no empreendimento.

Em dois anos, de um edifício histórico mas inútil em pré-ruína, construiu-se um importante centro empresarial numa área da cidade que promete dar um salto histórico de reabilitação e transformação urbana nos tempos mais próximos.

Com efeito, a poucos metros, está em construção o Centro de Saúde da Batalha, também ele a reabilitar um velho mais notável edifício e, não muito longe, na Praça, a autarquia prepara-se para iniciar o processo de rejuvenescimento do Cinema Batalha, criando ali uma casa do Cinema que o Porto nunca teve.

Com o Teatro de São João reabilitado há cerca de ano e meio, com vários edifícios daquela zona também recuperados da ruína em que se encontravam pela hotelaria, a zona da Batalha está a assistir a uma admirável transformação feita, maioritariamente por privados, mas onde o Estado e a Autarquia têm tido também um papel fundamental.

No District pode, por isso, encontrar escritórios, espaços de co-work, pequena restauração, espaços de pequeno mercado, auditório e comércio. Segundo o presidente da Edutex, quando adquiriu o edifício ao Estado tinha a ideia de ali construir um hotel, mas mudou de ideias e em 2014 começou a obra que agora terminou.

Pontos de Interesse

Desfile no Dia de Portugal junta 1.500 militares

Perto de 1.500 militares, com 84 viaturas, participam no desfile da cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, que este ano se realiza no Porto. A partir das 10 horas de sábado, nas avenidas do Brasil e de Montevideu.   O desfile, com componentes naval, terrestre...

O espetáculo antes do mundial de ralis

Um utente de uma instituição de solidariedade social, um funcionário da Câmara do Porto, o presidente da autarquia, foram alguns dos “co-pilotos” de Fernando Peres. O Porto fez um pequeno milagre, para o qual contribuíram muito o ACP e a FIA, ao montar,...

O fim começa hoje no Auditório Campo Alegre

O espetáculo “The End (final draft)”, que cruza as linguagens do teatro e do cinema, estreia nesta noite no Auditório Campo Alegre.  Projeto dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) e do artista e cineasta André Godinho, “The...