Select Page

Venda de vinho Madeira aumenta no terceiro trimestre face a 2018

As vendas de vinho Madeira ascenderam no terceiro trimestre deste ano a 4,2 milhões de euros, tendo aumentado mais de 2% face ao mesmo período do ano passado, revelam dados divulgados hoje.

“A comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 674 mil litros no terceiro trimestre de 2019, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,2 milhões de euros”, diz a Direcção Regional de Estatística (DRE).

Em termos comparativos com o mesmo período do ano passado regista-se “um aumento de 4,5% na quantidade e de 2,2% no valor”.

Os dados, provenientes do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, referem que as exportações para os países europeus desceram “4,8% em volume e 10,2% em valor”.

Em sentido contrário, os países fora da União Europeia aumentaram as quantidade comprada em 41,8%, o que significou um aumento de 15,8% em receitas de primeira venda.

Em termos gerais, nos primeiros nove meses do ano, constata-se que “tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas negativas de -8,6% e de -8,8%, respetivamente”, diz a DRE.

A redução é considerada transversal a todos os mercados, mas tem particular incidência no mercado francês, que por tradição é o que mais vinho compra, mas a um preço médio mais baixo do que, por exemplo, o mercado britânico.

O mercado francês registou quebras de -19,1% em quantidade e -24,1% em valor.

No total geral dos primeiros nove meses de 2019, foram vendidos 2,1 milhões de litros, que geraram 12,3 milhões de euros.

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...