Select Page

Verdadeiro combate ao fenómeno da pobreza passa pela Educação, Emprego e Saúde, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo defendeu hoje, na Assembleia Legislativa, que o combate ao fenómeno da pobreza passa pela aposta estratégica na Educação, no Emprego e na Saúde, o que contrasta com a visão assistencialista de quem se limita apenas a propor aumentos de apoios sociais.

 

“Nós criamos, mantivemos e manteremos os complementos regionais enquanto eles forem necessários, mas temos a profunda consciência – e é isso que diz a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social que fizemos aprovar – que a solução para este fenómeno é uma aposta na Educação, no Emprego e na Saúde. E é exatamente isso que estamos a fazer”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

No debate sobre as propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, o Presidente do Governo salientou que existe, assim, entre o Governo dos Açores e o PSD/Açores, uma “abordagem profundamente diferente da forma como se deve combater o fenómeno da pobreza”.

 

“O PSD/Açores acha que o flagelo da pobreza se resolve apenas dando mais cinco euros num complemento. O Governo acha que o fenómeno da pobreza se resolve melhorando a Educação, melhorando a Saúde e melhorando o Emprego, porque é isso que dá verdadeira autonomia e independência às pessoas que estão nesta situação”, sublinhou.

 

Segundo disse, perante isso, fica provado quem, nesta matéria, tem uma perspetiva assistencialista, o PSD/Açores, e quem, tendo feito aprovar uma Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, tem verdadeiramente uma estratégia que pretende resolver a raiz deste problema.

 

“Podemos, ao longo deste percurso, ter algumas falhas e medidas que não resultam em toda a sua plenitude, mas há uma coisa que ninguém nos pode acusar, que é achar que a solução para a pobreza se resolve, apenas e só, dando mais cinco por cento num complemento”, assegurou Vasco Cordeiro.

Pontos de Interesse