Select Page

Viaje até Amarante e conheça o Mosteiro de São Martinho de Mancelos datado de 1120

O Mosteiro de São Martinho de Mancelos, no concelho de Amarante, esconde histórias desde 1120, pelo menos é a data estimada, e desde 1934 é classificado como Imóvel de Interesse Público. 

Tendo em conta uma numeração num silhar (pedra) da Igreja, pensa-se que o Mosteiro foi integrado na ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e que testemunha a sagração ou a dedicação do templo desde 1166.

Este Mosteiro é um exemplo de intervenção senhorial na criação e manutenção de igrejas particulares. 

No que toca à construção, os capitéis foram elegantemente esculpidos e o tímpano liso é sustentado por duas figuras ao modo de atlantes. Já a galilé, torre, ameias, entre outros elementos, conferem monumentalidade.  Posteriormente, a Igreja sofreu diversas alterações contrarreformistas.

Perto do Mosteiro, no cemitério, encontra-se sepultado o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, que nasceu em 1887 e veio a falecer em 1918, aos 30 anos. 

Escrito Por Daniela Lenchyna no artigo original no Jornal A Verdade

Pontos de Interesse

Projeto RUA promove ação “MIMO a minha cidade”

A pensar na 3ª edição do MIMO Festival Amarante, o projeto RUA lança um desafio aos comerciantes e artistas para mimar a cidade de Amarante. Em 2017 resultou na ilustração de quase 80 lojas do coração da cidade.A ação “MIMO a minha cidade” tem como intuito a...