Select Page

Voice to the children

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, foi ouvir crianças e jovens na Casa dos Direitos Sociais, para saber o que elas querem para a sua cidade e apresentar o Plano de Ação Local 2017-2020, no âmbito da candidatura a Lisboa, Cidade Amiga das Crianças, apresentada à UNICEF.

Foi uma sessão animada, com a participação de um grupo de jovens da Casa da Obra do Ardina que apresentou ao autarca várias sugestões para que Lisboa seja, efetivamente, uma cidade mais amiga das crianças: apoios da autarquia quando saírem da instituição, aos 18 anos (como facilitar o acesso ao ensino superior, empregabilidade e uma casa para morar), mais limpeza e segurança nas ruas, olhar pelos sem-abrigo, uso de bicicletas grátis, voluntariado para os mais jovens, apoio às vítimas de abusos no namoro, entre muitas outras medidas. 

Muitas ideias para um intenso debate, que acabou com o apelo do elemento mais jovem do grupo para que o Dia da Criança passe a ser feriado.

Ficou a promessa de João Afonso que “todos temos de estar atentos aos maus-tratos.” Para que Lisboa seja amiga das crianças “devemos criar condições de bem-estar para a nossa descendência, para o nosso futuro e preparar a cidade para todas as idades. Nas ruas, nas casas, nas escolas, nos centros de saúde, em suma, mudar a forma de pensar a cidade”, disse, sublinhando que “este plano para quatro anos está nesse caminho”. Afirmou o autarca.

Os objetivos da candidatura passam por garantir a participação efetiva das crianças na vida comunitária e a apropriação das suas opiniões e propostas nas medidas e políticas municipais.

O plano quer igualmente assegurar a qualidade de vida e bem-estar dos mais novos, e, ainda, contribuir para a melhoria dos serviços e equipamentos da cidade dirigidos às crianças e às famílias.

Pontos de Interesse