Select Page

Voluntários das Gaeiras à frente de projeto europeu

Arrancou no dia 1 de Julho o projeto Communities Communication (Comm.Comm), uma parceria estratégica para a inovação, financiada pelo programa Erasmus+, liderada pela Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras e com a parceria de organizações de outros quatro países Europeus: Espanha (Diagonal España), Grécia (POLI.ANA), Roménia (Asociatia CFPC Constanta) e Estónia (MTÜ Islander).

Este projeto pretende potenciar o conhecimento e investigação na área da utilização de novas tecnologias como ferramentas de comunicação intracomunitária em zonas de baixa densidade populacional. A análise do território e das necessidades locais evidenciou uma necessidade crescente de promover a literacia digital, criar pontes de entendimento inter-geracional, facilitando ainda a ligação entre as instituições locais e os jovens que, ainda que tendo acesso a informação, enfrentam dificuldades de interpretação e análise.

Na verdade, apenas 65 por cento dos portugueses utilizam a internet regularmente (semanalmente) e 28 por cento nunca a utilizou (mais de um quarto da população nacional). Criar uma linguagem comum e uma ponte de entendimento dentro de cada comunidade, fortalecendo-a, é um dos objetivos da parceria que, nos últimos dias viu a sua estratégia confirmada pela mudança de missão da rede social Facebook (Mark Zuckerberg anunciou que passará a promover a construção estruturada de comunidades e não se limitará à conexão desregrada de pessoas, “diminuindo as distâncias entre o mundo online e o mundo físico).

O projeto terá uma duração de 24 meses e conta com um orçamento de mais de € 80.000,00, que a organização pretende potenciar e tornar significativo, assumindo um potencial impacto indireto em mais de 120 milhões de pessoas e um impacto direto mínimo em pelo menos 2 mil jovens em comunidades locais de baixa densidade populacional.

 

Pontos de Interesse

Município quer alimentação mais saudável nas escolas

O município de Óbidos, com base na sua estratégia de desenvolvimento territorial da Educação, tem investido consistentemente na criação de mais oportunidades de melhoria, formação, desenvolvimento humano e de pensamento crítico nas Escolas d’Óbidos. Também neste...

Fados no Arelho ajudam projetos em África

Decorreu, no passado dia 11 de fevereiro, às 21h30, no salão da Associação Recreativa do Arelho, concelho de Óbidos, uma Noite de Fados Solidária. Os amigos Harambee Portugal organizaram uma noite de Fados Solidária...