Select Page

Voto de Pesar pelo falecimento de Joaquim Trindade

Ao tomar conhecimento da morte do antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Joaquim Lourenço Ventura Trindade, em nome da Câmara Municipal de Elvas, escrevi e assino este voto de pesar em honra à vida e à memória do autarca.

Decreto também os dias 16 e 17 de Abril de 2022 , como dias de luto Municipal, expressando o meus mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome do executivo.

Ao apresentar sentidos pêsames à família, a Câmara Municipal recorda o trabalho de Joaquim Ventura Trindade, de 88 anos, natural de Elvas.

Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas para o triénio 1908-1982, pela AD – Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS e PPM).

O ex-autarca fez parte do I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares entre 1976 e 1978, tendo desempenhado funções no Ministério da Agricultura e Pescas, como assessor no Gabinete do Secretário de Estado da Estruturação Agrária.

Para além de ter feito parte da Comissão Política Nacional do PPD – Partido Popular Democrático, foi membro do Conselho de Fiscalização no 1º Congresso do partido, em Novembro de 1974.

E, em Outubro de 1980, foi nomeado para o Conselho Distrital de Portalegre, por resolução do Gabinete do Primeiro-Ministro, Diogo Freitas do Amaral.

Depois de deixar a vida política, Joaquim Ventura Trindade, continuou a desenvolver atividades públicas, na área social e religiosa, tendo também colaborado com diversos órgãos de comunicação social, onde abordava temas da atualidade.

Pontos de Interesse

Associação Ialbax com dois pódios na 28ª Meia Maratona

Os atletas do Ialbax participaram na 28ª Meia Maratona Internacional Badajoz / Elva tendo obtido, em veteranos, dois pódios.Em veteranos V (M55) foi primeiro António Real, enquanto que em veteranos III (M45) o segundo foi Filipe Mota, com a Associação Desportiva...