O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, recebeu hoje, dia 10 de agosto, no seu gabinete, a visita do Wali Mouaad Jamai da região marroquina de L’Oriental, localizada na fronteira com a Argélia.
Mouaad Jamai tem o cargo de Wali, que significa presidente, é uma posição de grande relevância, nomeada pelo Rei de Marrocos. Coordena atualmente nove governadores na Região L’Oriental. Em Marrocos têm apenas 12 Walis.
Esta visita surge na sequência do Festival Sete Sóis Sete Luas realizado em julho, um evento de intercâmbio cultural, que já faz parte da agenda de verão de Elvas. Mouaad Jamai está em férias a visitar as cidades portuguesas que integram o Festival Sete Sóis Sete Luas, nesta viagem por Portugal faz-me acompanhar pela esposa, pelo diretor do Festival, Marco Abbondanza e pelo colaborador e antigo presidente de Ponte Sôr, João Taveira Pinto.
Esta visita representa uma parceria duradoura entre Marrocos e Portugal, fortalecendo os laços entre os dois países e abrindo novas perspetivas para colaborações mutuamente benéficas em diversos setores.
No que diz respeito a Elvas, Wali, ficou encantado com a beleza da nossa cidade. Ficou deslumbrado ao ouvir o presidente do Município de Elvas. Mouaad disse que é “interessante ouvir o presidente falar sobre o potencial de Elvas” e acrescentou que “tenho muito a aprender com o presidente, tem muita experiência e visão, só tenho pena de não o ter conhecido há mais tempo”. Para terminar pediu para continuar a manter o contato com o presidente da Câmara de Elvas porque acredita que “a aproximação cultural pode também aproximar a nível económico”.
Comendador Rondão Almeida recebeu a visita do presidente de Marrocos com enorme gratidão. Ficou extremamente contente por existir uma aproximação entre as duas cidades, Elvas e L’Oriental. E mostrou interesse em haver uma geminação para poderem trabalhar em conjunto.
Portugal e Marrocos celebram em 2024 os 250 anos do Tratado de Paz. São dois países que têm que unir forças e trabalhar em prol da cultura e da economia.
O diretor do Festival Sete Sóis Sete Luas mostrou interesse em haver um intercâmbio de culturas, deixando o convite para que “gentes” de Elvas se desloquem até Marrocos para mostrarem a gastronomia, a cultura musical e as tradições.
De forma a enriquecer as relações culturais entre os dois países, Mouaad Jamai e a comitiva vão pernoitar em Elvas, para amanhã visitarem o Museu de Arqueologia e o icônico Forte da Graça, locais que testemunham a rica herança cultural e histórica da nossa região.