Select Page

YES Talk junta autoridades mundiais em Obstetrícia

A gravidez gemelar é o tema da 4.ª YES Talk, iniciativa integrada no YES (Young European Scientist) Meeting. A conversa, que se realiza no dia 26 de abril na Fundação Engenheiro António de Almeida, tem o título sugestivo “And then… there were two” e chama ao Porto autoridades na área.

Enrico Lopriore, atual diretor do Serviço de Neonatologia do Hospital Pediátrico da Universidade de Leiden, Holanda, é um perito de reconhecida autoridade em matéria de gravidez múltipla, com obra científica considerada de referência para o desenvolvimento de terapias fetais. Na sua palestra, abordará a temática do papel da placenta nas complicações pré-natais.

Do Hospital Universitário Vall d’Hebron, em Barcelona, Carlota Rodo Rodriguez problematizará as respostas clínicas às questões levantadas pelos nascimentos pré-termo em contexto de gravidez múltipla.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto estará representada através de duas intervenções: Alexandra Matias, especialista em Obstetrícia e Ginecologia, autora de investigação de relevo nesta área, conduzirá uma análise introdutória do fenómeno das gestações múltiplas; Teresa Castro, membro do grupo de investigação em genética reprodutiva e desenvolvimento embrio-fetal do instituto i3S, apresentará uma comunicação sobre as repercussões cardíacas e neurológicas do desenvolvimento fetal múltiplo.

Apresentando-se ao mais alto nível científico, esta YES Talk pretende divulgar as últimas inovações no campo biomédico junto de um público de cerca de 300 participantes, espelhando os objetivos do YES Meeting, congresso que irá realizar-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 14 e 17 de setembro.

Pontos de Interesse