Select Page

Aqueduto das Águas Livres

Classificado como Monumento Nacional, o Aqueduto é uma obra notável de engenharia hidráulica, concebida para celebrar a entrada da água em Lisboa.

Iniciado em 1732, no reinado de D. João V, em estilo barroco e neoclássico, contou com a participação de arquitetos como Cannevari, Manuel da Maia, Custódio Vieira e Carlos Mardel.

Desde a nascente, a 2 quilómetros de Belas, até à Mãe d’Água das Amoreiras, incluindo os ramais, o Aqueduto estende-se por cerca de 59 quilómetros. Merecem destaque: a Arcaria do Vale de Alcântara, com 35 arcos (21 plenos e 14 quebrados), o Arco das Amoreiras, em forma de arco triunfal, tendo como base um arco pleno ladeado por pilastras dóricas, que suportam um entablamento com lápide votiva e frontão triangular, e a Mãe d’Água das Amoreiras, reservatório de receção.

A funcionar desde 1748, foi desativado no 3.º quartel do século XX, tendo sido reaberto ao público em 1986.

 

Encerra: domingos, segundas-feiras, feriados e de 30 de novembro a 1 de março.

Visitas guiadas: quartas-ferias e sábados | 11h00 e 15h00

 

Transportes:

Autocarro: 758.

Metro: Rato (Linha Amarela). 

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Cç. da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa

Pontos de Interesse

Labirinto Lisboa

O Labirinto Lisboa é a primeira casa de terror portuguesa. Somos uma atração permanente, que funciona cinco dias por semana, em horário alargado. Atreve-te numa experiência de terror intensa, que combina atores e efeitos especiais, através de várias cenas temáticas....

Praia de Carcavelos

A praia de Carcavelos é a praia mais popular do litoral de Lisboa, em parte devido à proximidade da capital. A praia de Carcavelos é famosa pela qualidade do surf, areia macia e dourada e magníficas instalações, mas pode aguardar com a lotação da praia nos fins de...