As origens da Biblioteca Nacional (BN) remontam a 29 de fevereiro de 1796, data de criação da Real Biblioteca Pública de Corte. Após séculos de instalações precárias e de um constante crescimento do espólio literário, a BN foi inaugurada, em 1969, num edifício construído de raíz ,ao Campo Grande, e que ainda hoje ocupa, projetado pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro.
O edifício encontra-se implantado no centro de um terreno de contornos regulares, rodeado por zonas ajardinadas, cruzadas por arruamentos pedonais calcetados e por vias de circulação automóvel alcatroadas.
Traduzindo uma arquitetura civil e científica, as instalações da BN revelaram-se modelares para a época, dispondo de: depósito central em torre, composto por 10 pisos e totalmente construído em betão armado, para além de outros depósitos de menores dimensões; salas de leitura geral,especial (para deficientes visuais), de periódicos,de reservados, de iconografia, de cartografia,d e música e de microformas; auditório para conferências e espaços para exposições; áreas adstritas aos serviços de receção e catalogação; e oficinas e laboratórios.
Como obra de Estado intimamente vinculada ao modernismo oficial, contou com a participação de vários artistas plásticos, que conferiram ao conjunto uma grande uniformidade estilística.
Sob a coordenação de Raul Lino trabalharam nomes como: Guilherme Camarinha (tapeçaria historicista da Sala de Leitura Geral); Lino António (painéis a fresco do Vestíbulo); Martins Correia (estátua de Fernão Lopes); Joaquim Correia (estátua de Gil Vicente); Álvaro de Brée (estátua de Eça de Queirós); Euclides Vaz (estátua de Luís de Camões); Leopoldo Almeida (baixos-relevos da fachada principal); entre outros.
Nos últimos anos,a BN tem acolhido numerosos legados, sem sacrificar a fisionomia modernista do edifício, entendido como um todo artístico. Tanto o edifício, como os jardins envolventes estão classificados como Monumento de Interesse Público.
Aos sábados funciona das 9h30 às 17h30. Encerra aos domingos.
Transportes:
Autocarros: 207, 701, 736, 738, 783, 798.
Comboio: Estação de Entrecampos.
Metro: Entrecampos (Linha Amarela).
Source: CM Lisboa.
Recent Comments