Select Page

Biombos Namban

Importantes documentos históricos e artísticos sobre as relações entre Portugal e o Japão, retratam a chegada das naus portuguesas ao porto de Nagasáqui.

 

Pensados para compartimentar espaços, os biombos eram geralmente executados aos pares, compondo-se de um número variável de folhas articuladas, cobertas de papel e rematadas por uma fina moldura em laca.

A chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, originou um intercâmbio comercial e cultural que ficou assinalado nestes dois pares de biombos: a curiosidade e o ambiente festivo pela chegada do barco negro dos namban jin (os bárbaros do sul, como eram designados os portugueses) ao porto de Nagasáqui.

A minúcia com que são representados os vários intervenientes, a descrição da nau e da sua valiosa carga e a presença dos missionários jesuítas determinante neste contexto, tornam estas peças num documento histórico e visual ímpar sobre as relações entre Portugal e o Japão.

 

Biombos Namban

 

  • Autor: 1º par: selo de Kano Naizen (1570-1616). 2º par: Kano Domi (atrib.)

  • Japão, períodos Momoyama (1568-1603)/Edo (1603-1868), 1º par: c. 1606

  • Engradado de madeira revestido de papel, folha de ouro, pintura policroma a têmpera, seda, laca, cobre dourado
    1º par: 178 x 366,4 x 2 cm. 2º par: 172,8 x 380,8 x 2 cm

  • Proveniência: Compra (mercado de arte, Paris), 1954/1953; (mercado de arte, Japão), 1952

  • Piso 2/Sala 14

Contactos

morada

Pontos de Interesse

O Pretensioso

Espaço rústico e acolhedor, com uma simpática esplanada florida, a servir bons pratos da cozinha nacional e internacional.

Santo Agostinho

Parte de um retábulo hoje disperso por vários museus (e cujo painel central desapareceu), esta obra prova a genialidade de Piero della Francesca.   Esta pintura fez parte de um políptico realizado por Piero della Francesca para a Igreja dos...

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Fora da vila, na estrada para as Caldas da Rainha, ergue-se o Santuário do Senhor da Pedra, templo inaugurado em 1747. O risco da obra é de autoria do aquiteto Capitão Rodrigo Franco (da Mitra Patriarcal) e tem a particularidade de articular um...