Vouzela, um convite ao prazer…
Em pleno coração da Beira Alta e beneficiando de uma excelente localização geográfica, o concelho Vouzela encaixa-se entre a serra e o mar distando de Viseu 27 km e de Aveiro 66 km.
Com uma área de 193,7 km2, os 10.540 habitantes dividem-se pelas freguesias de: Alcofra, união de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Campia, união de Fataunços e Figueiredo das Donas, Fornelo do Monte, Queirã, S. Miguel do Mato, Ventosa e união de Paços de Vilharigues e Vouzela.
Embora o concelho seja de matriz rural, o sector primário perdeu a hegemonia de outros tempos dando lugar a um processo de industrialização cada vez mais crescente. O sector terciário desempenha igualmente um importante papel na estrutura económica do concelho.
História
Segundo Amorim Girão (1921) em 13 de maio de 1436 foi instituído por El-Rei D. Duarte, o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos.
Por alguns séculos prevaleceu sem grandes alterações esta divisão administrativa, até que em 1834 se passou a repartir o concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo rio Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste para o concelho de Vouzela e as do lado direito para o concelho de S. Pedro do Sul. Mas a instituição do concelho não o separa do julgado de Lafões.
“Vouzela, nos finais do século XIX, continuava a ser a única cabeça da comarca da região de Lafões.” (Carvalho; Tavares; Marques: 2001)
Ao longo de muitos anos continuou esta indefinição acerca das freguesias que constituíam cada um dos concelhos, sendo apenas em 1973 (4 de maio) a restauração definitiva da Comarca de Vouzela tal como se encontra atualmente.
De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de historiam onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência!