O Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), inaugurado em 1952, traduz um conjunto funcional e formalmente homogéneo, incluindo, no entanto, imóveis de variado interesse arquitetónico e cronologias diversas.
Harmoniosamente integrado no mesmo espaço do Edifício-Sede do LNEC, projetado no final da década de 40 do século XX pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, merece destaque o Edifício do Instituto Calouste Gulbenkian, oferecido pela Fundação do mesmo nome a este Laboratório, edificado e projetado pelos arquitetos João Andresen e Januário Godinho, no final da década de 50 do século atrás referido e traduzindo um exemplar de arquitetura civil modernista, que assume um caráter racional e moderno na rentabilização dos espaços destinados a diversos domínios da investigação científica, onde sobriedade formal e função se harmonizam na perfeição.
O atual conjunto de construções surgem distribuídas de forma equilibrada pelo terreno ajardinado do Campus, segundo um projeto modernista, com arruamentos que articulam de forma eficaz os vários serviços. Está classificado como Monumento de Interesse Público.
Encerra aos fins de semana.
Transportes:
Autocarros: 717, 731, 744, 750, 783.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments