Select Page

Capela do Paço da Bemposta

Da autoria de João Antunes, a construção do Paço da Bemposta destinado a residência de D. Catarina de Bragança, mulher de Carlos II de Inglaterra e filha de D. João IV, remontam ao final do século XVII.

Profundamente afectado pelo Terramoto de 1755, a capela foi destruída quase por completo. A sua reconstrução ficou a cargo do arquiteto Manuel Caetano de Sousa, tendo a capela sido edificada de raíz, mas conservando o enquadramento primitivo. O alçado principal desdobra-se em três corpos articulados, onde o corpo central corresponde à capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Uma escadaria antecede a galilé de acesso à capela, preenchida por estátuas de mármore da Escola de Mafra. No exterior, a fachada imponente destaca-se pelo coroamento de platibanda e balaústres,pelo remate com frontão triangular, decorado no tímpano,encimado por cruz sobre plinto, e pela varanda central, de balaustrada contracurvada, para a qual se abrem três janelões, sendo o central rematado por frontão tripartido ostentando as armas reais.

No interior a capela organiza-se dentro de um retângulo de ângulos arredondados, a nave, com seis capelas laterais, constituindo a do Santíssimo Sacramento, pela sua profundidade, uma unidade espacial autónoma, à qual se justapõe a capela-mor. O programa decorativo é inspirado na obra prima do barroco joanino, a Capela de S. João Baptista, da Igreja de S. Roque, mas atribuindo-lhe já um certo gosto rococó tardio, que se abre a manifestações neoclássicas.

Merecem ainda destaque as pinturas em trompe l’oeil de Pedro Alexandrino de Carvalho e a tela do altar-mor, figurando a padroeira, atribuída ao pintor italiano José Troni, sob a qual foi colocado um friso de retratos de elementos da família real. Desde meados do século XIX o palácio acolhe a Escola do Exército, atual Academia Militar, e a capela voltou a abrir ao culto.

A Capela está classificada como Monumento Nacional. O Paço Real da Bemposta integra a classificação de conjunto do Campo dos Mártires da Pátria como Imóvel de Interesse Público.

 

Transportes:

Autocarros: 723, 730, 760, 767.

Metro: Intendente (Linha Verde).

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Paço da Rainha 29, 1150-067 Lisboa

Pontos de Interesse

Raposa/ Fox by Bordalo II

O trabalho ffinal é espantoso, uma raposa gigante e curiosa que é protegida por sua cauda grossa e olha para nós com o focinho inclinado, como se dissesse que entende a aprovação e admiração de seus espectadores. Mais uma peça do famoso artista de rua Bordalo II, a...

Portal da Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Da traça original da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, edificada na 1ª metade do século XVI, subsiste o seu portal principal, manuelino, classificado como Monumento Nacional. Constituído por arco polilobado decorado com cogulhos e encimado por uma cruz, apresenta...

Hospital da Luz

O Hospital da Luz Lisboa disponibiliza todas as valências médicas e cirúrgicas, com ênfase em áreas diferenciadas organizadas em centros de excelência multidisciplinares, o que contribui para uma abordagem completa e integrada dos doentes e é determinante para a...