Casa edificada em 1766 totalmente revestida a cantaria. O frontispício, de dois andares, é aberto por uma porta e uma janela, no piso térreo, e outras duas, de sacada, no andar superior. Todos os vãos são de linhas rectas e a janela inferior exibe moldura com avental trabalhado, e uma vieira no lintel.
Ganham especial relevância as mísulas que suportam a varanda, cujos remates são esculpidos como rostos, e a cornija com a escultura de São Miguel combatendo o dragão, à qual a casa deve a sua designação. No interior destaca-se uma sala no 1.º andar com tecto de masseira e uma fonte lavabo. O edifício tem ainda a particularidade de se encontrar dotado de relógio de sol.
Neste edifício funcionou o primeiro hospital de Valongo inaugurado a 15 de Agosto de 1905. Integra-se no eixo antigo da cidade de Valongo. Por Decreto n.º 29/84 foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
Pontos de Interesse na proximidade: Câmara Municipal de Valongo; Casa dos Nova e Capela de S. Bruno/ Museu e Arquivo Municipal.
Recent Comments