A Casa-Museu Abel Salazar abriu ao público em 1975 e alberga parte do vasto património artístico, científico e literário do Mestre. Abel Salazar nasceu em Guimarães, em 1889, doutorou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e morreu em Lisboa, em 1946.
A Casa-Museu Abel Salazar recria o ambiente onde o Mestre viveu durante 30 anos, incluindo, para além do mobiliário e objetos do quotidiano, diversos trabalhos artísticos como desenhos, aguarelas, óleos sobre madeira, cartão e tela, escultura, cobres martelados, gravuras e ainda trabalhos de investigação científica, manuscritos, epistolário, livros, jornais, revistas e os testemunhos da sua colaboração com a imprensa.
A história da criação da Casa-Museu Abel Salazar passou por três fases distintas.
Após a morte do mestre em 1946, um grupo de amigos liderado pelo Professor Ruy Belo, tentou criar a Fundação Abel Salazar para preservar a memória do Mestre e evitar a dispersão do seu trabalho. Impedida a criação da Fundação pelo regime político da época foi criada em 1963 a “Sociedade Divulgadora Abel Salazar”.
Em 1965, a Casa foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian, que em 1971 comprou a coleção das obras do Mestre que estavam na posse da sua irmã,
executou obras de restauro e adaptação da Casa a Museu e em 1975 construiu um Pavilhão de Exposições.
Neste mesmo ano, a Fundação Calouste Gulbenkian fez a doação da Casa-Museu Abel Salazar à Universidade do Porto, tendo sido definitivamente aberta ao público.
A missão da Casa-Museu consiste em promover a investigação, o estudo e a divulgação da obra científica literária, filosófica e artística de Abel Salazar.
Morada: Rua Dr. Abel Salazar 4465-012 S. Mamede de Infesta
Como chegar:
- De carro: A3 direção Valença/Braga/VilaReal, saída A4 Matosinhos/Aeroporto, saída Gueifães/S. Mamede de Infesta, 3ª saída Rua Godinho de Faria
- Autocarros urbanos: A partir do Centro Histórico do Porto: Autocarro 600, paragem “Abel Salazar” na Av. Aliados
- Estacionamento: Estacionamento acessível junto à Casa-Museu
Horário:
- Segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
- Sábados (exposições temporárias) das 14h30 às 17h30.
- Todas as visitas são guiadas (marcação para grupos).
- Encerra aos domingos e feríados.