A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio está instalada num edifício da década de 1950, da autoria do arquiteto José Carlos Loureiro.
A coleção de pintura conta com obras dos séculos XIX e XX, de Silva Porto, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Sousa Pinto, Carlos Reis, Malhoa, Roque Gameiro, Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa, estas últimas tias maternas da doadora. A paisagem, a figura e a natureza morta são géneros amplamente representados.
A coleção de joalharia apresenta cerca de três centenas de peças de joalharia dos séculos XVIII ao XX, numa expressão das influências que o ouro e os diamantes do Brasil tiveram sobre esta arte, bem como de modelos posteriores de feição erudita ou popular, com recurso a uma variada gama de metais e pedras preciosas.
Noutras áreas da Casa-Museu mostram-se o mobiliário, do qual fazem parte exemplares indo-portugueses dos séculos XVIII, XIX e XX e peças decorativas que pertenceram a Marta Ortigão Sampaio, em evocação do ambiente burguês em que viveu ao longo do século XX, colecionando objetos de tendências e épocas muito diversas.
Morada: Rua Nossa Senhora de Fátima, 291-299, 4050-428 Porto
Como chegar:
- Autocarros urbanos: 600 e 601 (Paragem Oliveira Monteiro), 203, 303 (Paragem N.ª S.ª de Fátima) e todas as carreiras que param na rotunda da Boavista
- Metro: Paragem Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Casa da Música
- Estacionamento: Estacionamentos próximos: Parque Brasilia e Parque Avenida da Boa Vista
- Acessibilidade: Acesso a cadeira de rodas
Horário:
- Terça a sábado das 10h00 às 17h00; Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
- Encerrado ao público segunda-feira e feriados. Acesso condicionado à Biblioteca, mediante marcação prévia.
Bilhetes:
- Bilhete Normal: 2,20€
- Isenções:
- Entrada gratuita para estudantes, professores, pessoas com deficiências, pessoas com mais de 65 anos, reformados, portadores de Cartão Jovem e Passe Porto, membros do ICOM da APOM.
- Entrada gratuita aos sábados e domingos para o público em geral.