Select Page

Casa-Museu Medeiros e Almeida

A residência de António de Medeiros e Almeida (1895-1986) foi transformada em casa-museu pelo próprio no início dos anos 70 do século XX.

A casa-museu engloba duas áreas museográficas, uma na parte que foi habitada pelo instituidor (1940-1970) e em que foi mantido o ambiente original, outra construída nos terrenos do antigo jardim da casa, onde foram criados ambientes reconstituídos e adaptados às peças, utilizando boiseries e tetos adquiridos para o efeito.

O conjunto museológico apresenta-se numa sequência de 25 salas.

Para além das coleções europeias de pintura, mobiliário, tapeçaria, arte sacra, vidro e joalharia com adereços e peças avulsas do século XVII até à atualidade, salientam-se três importantes coleções expostas em salas próprias:

– A coleção de relógios com cerca de 225 peças divididas cronologicamente desde o século XVI até à atualidade.

– A coleção de porcelanas da China, fazendo um percurso cronológico pelas diversas dinastias, desde às terracotas pré-históricas (dinastia Han) até às porcelanas do final do século XVIII.

– A coleção de pratas composta por duas baixelas do prateiro inglês Paul Storr (1792-1838) e pratas portuguesas do século XVI ao século XVIII, incluindo uma coleção de cerca de 80 paliteiros de prata portuguesa e porcelana Vista Alegre.

Dispõe de uma loja onde é possível adquirir réplicas de peças do museu.

 

Horário:

Segunda a sexta-feira: 13h00-17h30; Sábado: 10h00-17h30.

Encerra ao domingo, 1 de janeiro, sexta-feira santa, 1 de maio, 24 e 25 dezembro.

 

Transportes:

Autocarros: 720, 727, 738, 744, 746.

Metro: Marquês de Pombal (Linha Amarela/Azul).

 

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Contactos

morada Rua Rosa Araújo 41, 1250 - 191 Lisboa

Pontos de Interesse

Convento do Carmo

Antigo convento carmelita de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, mandado construir em 1389 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, ficou concluído nas primeiras décadas do século XV. Profundamente afetado pelo terramoto...

Jardim do Campo Grande

O Jardim do Campo Grande, também conhecido como parque do Campo Grande, é o maior espaço verde do centro de Lisboa com um grande lago “navegável”.  O jardim não difere muito daquele que foi idealizado há 2...

Cesário Verde – Lumiar

A casa onde o poeta Cesário Verde viveu e morreu, em 1886. No Largo de S. Sebastião, ao Paço do Lumiar. A Quinta de Nossa Senhora da Paz localiza-se na Estrada do Paço do Lumiar, nº 5, tendo nas suas imediações, entre outros, o Templo Radha Krishna da Comunidade Hindu...