O Castelo de São Jorge, datado dos séculos X – XI, foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1147. Para promover um melhor conhecimento deste monumento foram criados os seguintes espaços:
Núcleo Museológico
Este espaço pretende dar a conhecer as múltiplas culturas que desde o século VII a. C até ao século XVIII foram contribuindo para a construção da cidade.
Localizado no que resta do antigo Paço Real da Alcáçova, é composto por três grandes salas:
– A Sala das Colunas que alberga a coleção do período islâmico, constituída sobretudo por peças encontradas na Alcáçova construída no século XI.
– A Sala da Cisterna que acolhe o espólio das restantes épocas, da Idade do Ferro (período de que datam os mais antigos vestígios) ao século XVIII, quando o terramoto de 1755 destruiu boa parte do edificado, passando pela Idade Média, quando o Paço das Alcáçovas e edifícios complementares se estenderam por toda a zona muralhada.
– A Sala Ogival que serve de receção e área de serviços.
Graças ao trabalho de uma equipa de arqueólogos, o público pode agora admirar vestígios que testemunham três períodos significativos da história do Castelo de São Jorge:
– Estruturas habitacionais da Idade do Ferro, século VII a.C.- III a.C.;
– Bairro Islâmico, século XI- XII, com as suas ruas e fundações de edifícios;
– Palácio, século XV – XVIII, vestígios do Palácio dos Condes de Santiago construído sobre as edificações do antigo Paço dos Bispos.
No Castelo pode ainda visitar o Periscópio na Torre de Ulisses.
Horário:
mar-out: 09h00-21h00;
nov-fev: 09h00-18h00
Transportes
Autocarro: 37.
Elétricos: 12E, 28E.
Fonte: Câmara Municipal de Lisboa
Recent Comments