Select Page

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge, datado dos séculos X – XI, foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1147. Para promover um melhor conhecimento deste monumento foram criados os seguintes espaços:

Núcleo Museológico

Este espaço pretende dar a conhecer as múltiplas culturas que desde o século VII a. C até ao século XVIII foram contribuindo para a construção da cidade.

Localizado no que resta do antigo Paço Real da Alcáçova, é composto por três grandes salas:

– A Sala das Colunas que alberga a coleção do período islâmico, constituída sobretudo por peças encontradas na Alcáçova construída no século XI. 

– A Sala da Cisterna que acolhe o espólio das restantes épocas, da Idade do Ferro (período de que datam os mais antigos vestígios) ao século XVIII, quando o terramoto de 1755 destruiu boa parte do edificado, passando pela Idade Média, quando o Paço das Alcáçovas e edifícios complementares se estenderam por toda a zona muralhada.

– A Sala Ogival que serve de receção e área de serviços.

 

Graças ao trabalho de uma equipa de arqueólogos, o público pode agora admirar vestígios que testemunham três períodos significativos da história do Castelo de São Jorge:

– Estruturas habitacionais da Idade do Ferro, século VII a.C.- III a.C.;

– Bairro Islâmico, século XI- XII, com as suas ruas e fundações de edifícios;

– Palácio, século XV –  XVIII, vestígios do Palácio dos Condes de Santiago construído sobre as edificações do antigo Paço dos Bispos.

No Castelo pode ainda visitar o Periscópio na Torre de Ulisses.

 

Horário:

mar-out: 09h00-21h00;

nov-fev: 09h00-18h00

 

Transportes

Autocarro: 37.

Elétricos: 12E, 28E.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Contactos

morada Castelo de São Jorge, Torres do Castelejo, Lisboa

Pontos de Interesse

Jardim da Praça do Império

Jardim construído por altura da “Exposição do Mundo Português” (1940), evento comemorativo dos 800 anos da Independência de Portugal e dos 300 anos da Restauração da Independência, da autoria do arquiteto Cottineli Telmo. É também desta época a Fonte...

A Brasileira

Edifício pombalino de arquitetura comercial, eclética e modernista, onde se encontra instalada A Brasileira, um dos grandes símbolos do Chiado. Começou em 1905 como loja de venda de café ao lote, na qual se adquiria o genuíno café do Brasil e era oferecida,...

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é a nova proposta cultural para a cidade de Lisboa. Um museu que cruza três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Um...