Select Page

Central Tejo

A Central Tejo foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu de eletricidade, toda a cidade e região de Lisboa.

Está situada em Belém, Lisboa, e o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.

Em 1975 foi desclassificada, saindo do sistema produtivo. Ao longo do tempo sofreu diversas modificações e ampliações, tendo passado por contínuas fases de construção e alteração dos sistemas produtivos.

Após o encerramento e nacionalização das companhias eléctricas, decidiu-se dar uma nova vida a esta antiga central termoeléctrica, reabrindo-a com fins culturais. Em 1986 constituiu-se a primeira equipa responsável pelo Museu, que em 1990, abriu as suas portas ao público.

Entre 2001 e 2005 o Museu sofreu uma reestruturação profunda, desde todo o património arquitectónico até ao conteúdo museológico. Finalmente, em 2006 o museu reabriu as portas, mas agora com um novo tipo de museologia, muito mais pedagógica e dinâmica.

Encerra às terças-feiras.

Transportes:

Autocarro: 728

Comboio: Estação de Belém.

Barco: Estação Fluvial de Belém.

Pontos de Interesse

Museu Etnográfico do Torrão

O Museu Etnográfico do Torrão localiza-se num antigo lagar de azeite. No edifício, inaugurado em 2006, apresenta uma exposição permanente sobre o ciclo do pão. COLEÇÕES Etnografia. NÃO DEIXE DE VER Miniaturas de alfaias e maquinaria agrícola e processos de produção...

Praça do Comércio

Obra de referência da reconstrução pombalina, delineada no plano de Eugénio dos Santos e Carlos Mardel, veio dar continuidade ao primitivo Terreiro do Paço, que à época dos Descobrimentos (séculos XV e XVI), era o centro da vida dos lisboetas e a principal saída da...

Museu Municipal de Santiago do Cacém

O Museu Municipal de Santiago do Cacém foi fundado em 1930, graças ao contributo do Dr. João da Cruz e Silva (1881-1948), que ao longo de décadas, reuniu um diverso espólio de Arqueologia e Numismática. O Museu está instalado, desde 1972, no edifício que outrora foi...