Select Page

Centro Cultural Palácio do Egipto

Localizado no centro histórico da vila de Oeiras, a nascente da Igreja Matriz, a sua construção remonta ao séc. XVIII, tendo sido, o edifício mais importante e nobre, até à edificação do Palácio do Marquês.

Foi mandado construir pela família Rebello de Andrade e estava, então, integrado na Quinta de Recreio Nossa Senhora do Egipto.
Nos finais do séc XIX, pertencia ao Dr. Zeferino Pinto Coelho, cujos herdeiros, nos anos 20 do século passado, venderam o edificado e a quinta ao Sr. Álvaro António dos Santos. Por decisão dos herdeiros de Álvaro António dos Santos, em 1980, o Palácio foi vendido à CMO, fazendo desde então parte do espólio e património municipal.

Desde essa data, foram diversas, as entidades que o ocuparam e utilizaram, sendo contudo de destacar a sede da Associação Desportiva de Oeiras (ADO).

Em 2005 a Autarquia, chamou a si a responsabilidade da sua reabilitação, tendo-se aí instalado em 2009, o atual Centro Cultural Palácio do Egipto, que integra uma sala de exposições temporárias, uma livraria / loja municipal e três espaços de restauração.

Dar continuidade à concretização e implementação de políticas culturais que permitam contribuir para a oferta de programações expositivas de inegável qualidade, na senda do que vem já acontecendo no Palácio dos Anjos e na Livraria Galeria Municipal Verney / Colecção Neves e Sousa.

Morada: Palácio do Egipto, R. Álvaro António dos Santos 10, 2780-345 Oeiras

Horário: 
Terça-feira-Sábado: 11:00-17:00
Domingo, Segunda-feira e Feriados: Encerrado

Contactos

morada

telefone (+351) 214 408 781

email ccpegipto@oeiras.pt

Pontos de Interesse

Praia da Barranha

Situada entre o Parque de Campismo da Estela e o Campo de Futebol da Aguçadoura, a Praia da Barranha oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard. Rodeada por um sistema dunar que se torna mais amplo a sul, a praia possui um bom parque de...

Cascata dos Anjos

A Cascata dos Anjos é uma queda de água espectacular que atravessa a antiga estrada ER 101 e está localizada nos arredores da Ponta do Sol na ilha da Madeira, Portugal. Ao conduzir para oeste da Ribeira Brava até Madalena do Mar (na estrada VE3), tome a saída (numa...

Casa do Adro – onde viveu Hans Christian Andersen

Nesta casa viveu em 1866, durante algum tempo, o ilustre escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Veio a convite de Jorge O’Neill, que o conheceu em Copenhaga, entre 1828 e 1832. Dele recordamos algumas palavras acerca do gesto que é viajar: Oh! Viajar! Viajar! –...