Select Page

Chaminé da Transtagana

Esta instalação industrial fazia parte de um conjunto mais amplo de 3 chaminés, projetadas pela Companhia de Mineração Transtagana no séc. XIX, durante o período em que esta empresa foi concessionária das minas de Aljustrel.

Por falta de documentação da época, desconhece-se, ainda hoje, a funcionalidade destas Chaminés. Contudo, a hipótese mais plausível, seria a de serem utilizadas como chaminés de sulfuração que aproveitavam os gases libertados pela queima da pirite, para a produção de anidrido sulfuroso, utilizado posteriormente na cementação para a obtenção de cobre.

Uma vez que a queima da pirite a céu aberto provoca a libertação de gases muito tóxicos, esta companhia mineira transferiu o tratamento do minério para o Monte das Pedras Brancas, local isolado a cerca de 10km da vila de Aljustrel, evitando, assim, problemas com as populações, pelo que, muito provavelmente a chaminé nunca terá tido utilização, mas permanece como um documento patrimonial de um tipo característico de mineração hoje abandonado.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Junta de Freguesia de Messejana

A vila de Messejana é de origem muito antiga, ignorando-se quem a fundou. No entanto deve o seu nome aos árabes, aos quais foi conquistada, em 1235, pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada, tendo sido anexada ao termo de Aljustrel. Recebeu de D. Dinis a...

Ruínas do Convento Franciscano de N.ª Sr.ª da Piedade

O convento foi fundado em 1570, por D. Lourenço da Silva, destinando-se à morada de frades franciscanos recoleitos, da província religiosa do Algarve. Após o terramoto de 1755 entrou em decadência, sendo extinto pelo decreto de 1834 que determinava  a extinção de...