Antigo convento carmelita de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, mandado construir em 1389 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, ficou concluído nas primeiras décadas do século XV. Profundamente afetado pelo terramoto de 1755, não voltou a ser reconstruído, embora intervenções posteriores tenham alterado a sua feição inicial. Traduz uma arquitetura religiosa “gótica”, de influência batalhina, e romântica pelo seu caráter de ruína.
Da fachada da igreja subsistiu o óculo original, assim como o portal de arco quebrado com seis arquivoltas sobre colunas de capitéis vegetalistas, coroados por rostos humanos. Tinha planta em cruz latina, três naves com cinco tramos, transepto saliente e cabeceira escalonada com capela-mor ladeada por quatro absidíolos. As ruínas da igreja acolhem, desde 1864, a sede e o espólio museológico da Associação dos Arqueólogos Portugueses – Museu Arqueológico do Carmo (MAC).
Na parte conventual está instalado um quartel da GNR. Para além da Igreja estar classificada como Monumento Nacional, Igreja e Convento fazem parte da Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.
Horário:
10h00-19h00 (maio a setembro);
10h00-18h00 (outubro a abril).
Encerra aos domingos.
Transportes:
Metro: Baixa-Chiado (Linha Azul/Linha Verde).
Autocarro: 758.
Elétrico: 28E.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments