Select Page

Convento dos Paulistas

Convento da invocação do Santíssimo Sacramento fundado, em 1647, pelos Eremitas da Serra de Ossa, também conhecidos por Eremitas de São Paulo ou de Jesus Cristo, o que justifica as múltiplas designações deste edifício conventual.

Classificado como Monumento Nacional, traduz uma arquitetura religiosa maneirista e apresenta planta articulada, em L, com a Igreja de Santa Catarina adossada a Este, formando um U. Construção austera, de linhas simples e sóbrias, cujas fachadas surgem rasgadas a ritmo regular por janelas idênticas, de verga reta, destacando-se a entrada principal e a janela de sacada em pedra, encimada por frontão curvo, localizada no andar nobre do corpo principal.

Após a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o Convento foi objeto de várias ocupações. Já muito descaracterizado ainda é possível reconhecer no edifício vários elementos conventuais, tais como: parte do claustro quadrangular com arcada de arcos plenos, separados por pilastras; o longo e monumental corredor de acesso à zona das antigas celas dos monges; o átrio de acesso à Igreja de Santa Catarina; o espaço da antiga portaria, destacando-se os painéis de azulejos historiados sobre a vida de São Paulo Eremita e, no teto, a pintura ornamental a têmpera e o brasão central da Ordem dos Religiosos Paulistas; uma escadaria de mármore; a sacristia poligonal com estuques atribuídos a João Grossi e dois belos lavabos; e a antiga livraria conventual, atual Biblioteca do Exército, considerada uma réplica, de menores dimensões, da existente no Convento de Mafra. No interior, podemos encontrar, ainda, bons exemplos de azulejaria, estuques e mobiliário.

Transportes: 

Elétrico: 28E.

Source: CM Lisboa.

 

Contactos

morada Calçada do Combro, 84-96 Lisboa

Pontos de Interesse

Praça Luís de Camões

A Praça Luís de Camões, também conhecida por Largo do Camões, é a fronteira entre o Chiado e o Bairro Alto. Tem ao centro uma estátua em bronze do poeta Luís de Camões, inaugurada em 1867, rodeada de oito estátuas mais pequenas representando outras personalidades da...

Fotografia Triunfo

Antes da sua abertura, em 1952, funcionava ali uma retrosaria. O actual proprietário começou a trabalhar na loja com apenas doze anos. Recebeu-a mais tarde por trespasse do fundador, Américo Tomás da Silva, com quem aprendeu o ofício. Hoje já não se faz aqui a...