Convento da invocação do Santíssimo Sacramento fundado, em 1647, pelos Eremitas da Serra de Ossa, também conhecidos por Eremitas de São Paulo ou de Jesus Cristo, o que justifica as múltiplas designações deste edifício conventual.
Classificado como Monumento Nacional, traduz uma arquitetura religiosa maneirista e apresenta planta articulada, em L, com a Igreja de Santa Catarina adossada a Este, formando um U. Construção austera, de linhas simples e sóbrias, cujas fachadas surgem rasgadas a ritmo regular por janelas idênticas, de verga reta, destacando-se a entrada principal e a janela de sacada em pedra, encimada por frontão curvo, localizada no andar nobre do corpo principal.
Após a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o Convento foi objeto de várias ocupações. Já muito descaracterizado ainda é possível reconhecer no edifício vários elementos conventuais, tais como: parte do claustro quadrangular com arcada de arcos plenos, separados por pilastras; o longo e monumental corredor de acesso à zona das antigas celas dos monges; o átrio de acesso à Igreja de Santa Catarina; o espaço da antiga portaria, destacando-se os painéis de azulejos historiados sobre a vida de São Paulo Eremita e, no teto, a pintura ornamental a têmpera e o brasão central da Ordem dos Religiosos Paulistas; uma escadaria de mármore; a sacristia poligonal com estuques atribuídos a João Grossi e dois belos lavabos; e a antiga livraria conventual, atual Biblioteca do Exército, considerada uma réplica, de menores dimensões, da existente no Convento de Mafra. No interior, podemos encontrar, ainda, bons exemplos de azulejaria, estuques e mobiliário.
Transportes:
Elétrico: 28E.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments