Peça importante de mobiliário urbano lisboeta, integrada na denominada ‘Arquitectura do Ferro’, traduzindo uma linguagem ornamental neogótica, é o único elevador vertical existente atualmente na cidade, implantado na Escadaria de Santa Justa, fazendo a ligação entre a Rua do Ouro e o Largo do Carmo. Construído pela empresa do Elevador do Carmo, é a obra prima de Mesnier du Ponsard,tendo sido inaugurado em 1902. Inicialmente explorado por Ponsard, veio à posse definitiva da Carris, em 1939.
A sua estrutura vertical totalmente de ferro desenvolve-se em sete andares que correspondem a 2 torres interligadas, com 45 metros de altura, no interior das quais circulam 2 cabinas quadradas, comunicando, no nível superior, com o Largo do Carmo através de um passadiço metálico, tipo viaduto, apoiado ao meio num pilar de betão armado.
Inicialmente movido através de uma máquina a vapor localizada no piso superior da torre, somente em 1907 passou a funcionar por meio de motores elétricos. O Elevador de Santa Justa e o seu meio envolvente estão classificados como Monumento Nacional.
Encerra aos domingos.
Transportes:
Autocarros: 36, 44, 709, 711, 732, 745.
Metro: Rossio (Linha Verde).
Comboio: Estação do Rossio – Linha Sintra.
Source: CM Lisboa.