Select Page

Ermida de Santa Iria

É um pequeno templo situado junto ao velho Aqueduto, mandado construir por D. Catarina em 1573 tendo sido ampliado por Filipe III e parcialmente destruído pelo terramoto de 1755.

Nela existe uma pequena imagem do orago, escultura em pedra, quatrocentista.

Em época ainda não muito recuada realizavam-se círios a esta pequena ermida.

Quando a Rainha D. Catarina, esposa do rei D. João III ordenou a construção do Aqueduto, os operários que nela trabalhavam prometeram erguer um pequeno templo em honra do santo em cujo dia concluíssem os trabalhos.

Como o acabamento de tão grande obra se verificou no dia 20 de outubro, logo os operários decidiram que a capelinha fosse consagrada a Santa Iria, Virgem e Mártir de nacionalidade portuguesa.

Alguns anos mais tarde criou-se a grande feira que ainda hoje se realiza.

Contactos

morada Capela de Santa Iria, São Pedro, Óbidos

Pontos de Interesse
No Curso das Águas
Ao visitante chegado a Óbidos parecerá peculiar a hipótese de participar num circuito No curso das Águas. Os rios são pequenos cursos de água, já não avistamos a lagoa e a conotação medieval da vila não preenche o imaginário da simbiose arte/água que se...

Chafariz Real da Praça de Santa Maria

Este chafariz maneirista situa-se na Praça de Santa Maria em frente da Igreja Matriz da vila de Óbidos. Sendo construído em 1575 por ordem da rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D. João III, destinava-se a trazer para a vila a água de Usseira, num percurso de...

Parque de Estacionamento

Chegando a Óbidos, existem parques de estacionamento, devidamente assinalados na parte exterior do centro histórico. Este parque de estacionamento, situado do lado oposto da estrada nacional, perto do aqueduto, é pago.