A criação de um Conservatório de Música em Lisboa está diretamente ligada à ação do músico português João Domingos Bomtempo (1775-1842), conhecido, sobretudo, como pianista e compositor, mas sendo, igualmente, um excelente pedagogo. Após a vitória liberal (1834), deu corpo aos seus projetos de reforma do ensino da Música em Portugal.
Atualmente, a Escola de Música do Conservatório Nacional é a que mais se tem vindo a identificar com a tradicional instituição, mantendo-se no mesmo edifício dos Caetanos e continuando a ser um dos principais intervenientes da formação musical portuguesa.
Com efeito, a partir do ano letivo de 2002/2003, numa política de descentralização da iniciação musical, começaram a funcionar os polos da EMCN na Amadora e em Sacavém, com a colaboração das respetivas autarquias. E, mais recentemente (2008), por iniciativa do então presidente da Comissão Directiva da EMCN, o Prof. António Wagner Dinis, iniciou-se, a partir desta Escola, o projeto da Orquestra Geração, trabalho coordenado, ao nível técnico e pedagógico, pela EMCN com a colaboração de maestros do Sistema Nacional das orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela.
Pretende-se com este projeto levar a música clássica a bairros desfavorecidos socialmente, em que a música se tornaria “um caminho para a inclusão social”. A EMCN apesar de atravessar um período de relativa estabilidade, luta, ainda, por um estatuto adequado às suas capacidades e pela requalificação (prometida) do edifício e do seu salão de concertos.
Transportes:
Autocarros: 202, 758.
Elétrico: 28E.
Source: Escola de Música do Conservatório Nacional
Recent Comments