Select Page

Estação Ferroviária do Cais do Sodré

Encomendada pela Sociedade Estoril, à data detentora dos direitos de exploração da linha férrea, que liga Lisboa a Cascais, foi projetada pelo arquiteto Pardal Monteiro e inaugurada em 1928.

Classificada como Monumento de Interesse Público, esta construção traduz uma resposta moderna na forma como a sua fachada simétrica se enquadra na malha urbana envolvente, no seu caráter funcional patente na articulação dos espaços e na simplificação formal dos volumes, assim como na introdução do novo material construtivo do século XX (o betão armado), permitindo associar estruturas metálicas decoradas a superfícies envidraçadas, com a abertura de grandes vãos.

A par destas soluções estruturais e arquitetónicas, evidencia-se uma conceção “Art Déco”, expressa numa forte linguagem geométrica, estilizada e planificada de acordo com a estrutura do edifício, tanto no exterior como no interior.

Destacam-se os baixos relevos e painéis de azulejos patentes na fachada, que traduzem alegorias de culto ao trabalho e à máquina, idealizando símbolos mecânicos associados à noção de “Progresso”.

Transportes: 

Autocarros: 201, 207, 208, 210, 706, 728, 732, 736, 758, 760, 781, 782.

Elétricos: 15E, 18E. 

Metro: Cais do Sodré (Linha Verde). 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Praça do Duque de Terceira, 1200, Lisboa

Pontos de Interesse

Parque Recreativo dos Moinhos de Santana

Parque que se distingue pela presença de dois antigos moinhos com uma vista deslumbrante sobre a cidade e o Tejo, destinado ao recreio e estadia. Com amplos relvados, inúmeras árvores e arbustos e a presença constante do elemento...

Drogaria São Domingos

Mesmo que a oferta seja circunscrita aos produtos expectáveis numa drogaria, com ênfase para a higiene, a cosmética, a perfumaria, tudo o que esteja ligado ao cabelo ou à barba, ainda assim a sensação de variedade ao entrar neste espaço é infinda. Produtos que cobrem...