O Farol do Arnel, situado na ponta do Arnel, no extremo nordeste da ilha de São Miguel, entrou em funcionamento em 26 de novembro de 1876, tendo sido o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores. É edificado em finais do século XIX num contexto de modernização do concelho, pela mão do grande obreiro do Nordeste, António Alves de Oliveira.
O Farol do Arnel foi ao longo dos anos sofrendo várias melhorias e adaptações, que lhe permitiram chegar aos dias de hoje mantendo as suas funções e constituindo um marco no património do concelho do Nordeste.
Durante todo o ano, são facultadas visitas guiadas ao Farol do Arnel, podendo os visitantes conhecer a história e o património, assim como a atividade do farol e do faroleiro.
No Farol do Arnel pode ainda ser apreciada uma exposição permanente sobre os faróis dos Açores.
Aberto para visita à 4ª feira.
14h00 às 17h00 – verão
13h30 às 16h30 – inverno
Gratuito e sem inscrição.
Acesso ao Farol do Arnel
Dada a inclinação acentuada do caminho de acesso ao farol e a inexistência de estacionamento no local, aconselha-se que o percurso seja feito a pé, ficando as viaturas no parque de estacionamento da Estrada Regional, junto à descida para o caminho do porto de pescas.
Fonte: CM Nordeste