Por todas as Serras localizam-se trabalhos mineiros relacionados com a exploração do ouro.
As minas, os fojos, as galerias e os respiros de Valongo são o resultado da presença humana nas Serras desde há sensilvelmente 2000 anos atrás. As serras foram escavadas em busca de minérios, como o ouro e o antimónio, e o resultado do seu abandono foi a criação de micro-habitats, pequenas áreas com condições muito específicas de temperatura, luz e humidade, permitindo a instalação de espécies de flora e fauna específicas e que se destacam no contexto ecológico das serras.
O Fojo das Pombas, com mais de 1000 metros de extensão, é uma das minas que resultou de trabalhos de extracção de ouro que remontam à época dos romanos, e faz parte do complexo mineiro mais emblemático da Serra de Santa Justa.
A sua importância em termos históricos é complementada com a relevância que assume atualmente no âmbito da conservação da Natureza. De facto, as condições que oferece como habitat, permitem a sobrevivência de várias espécies de anfíbios, répteis, mamíferos, entre outros.
Nos anos 60 o Fundo do Fomento Mineiro encontrou no local diversos objetos de imenso valor patrimonial que remonta à época romana.
Pontos de Interesse na proximidade: Percurso vermelho, CIA.
Recent Comments