Esta Fundação é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Educação, a Ciência, a Beneficiência e as Artes. Criada por diposição testamentária de Calouste Sarkis Gulbenkian, os seus estatutos foram aprovados em 1956.
Com sede em Lisboa, as suas instalações,edifício-sede e museu, projetadas pelos aquitetos Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, foram inauguradas em 1969, integrando áreas reservadas à Administração e Serviços, um Grande Auditório, espaços de exposições temporárias, uma zona de congressos com auditórios e salas, e um amplo edifício que acolhe o Museu Calouste Gulbenkian e a Biblioteca Geral de Arte.
Em 1983 foi inaugurado um outro complexo arquitetónico, o Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, que compreende um Museu de Arte Moderna e Contemporânea, um Setor Educativo e um Secor de Animação.
Todos estes edifícios estão integrados no Parque Gulbenkian, que ocupa uma área de 9 hectares e foi projetado pelo arquiteto paisagista Ribeiro Telles. Este todo arquitetónico e paisagístico, articulado harmoniosamente, recebeu o Prémio Valmor em 1975.
O Edifício-Sede e o Parque da Fundação encontram-se classificados como Monumento Nacional.
Transportes:
Autocarros: 716, 726, 756.
Metro: Praça de Espanha (Linha Azul) e São Sebastião (Linha Azul/Linha Vermelha).
Source: CM Lisboa.