A arte é emoção, educação, imaginação e sensibilidade. Promover valores como estes é a estratégia da galeria de arte “Gatilho”. No local, a linguagem artística é vasta e diversa e atrai os visitantes para um imenso universo ligado à pintura, à escultura, ao desenho, à fotografia e ao vídeo.
Quaisquer exposições ou eventos culturais que já aconteceram, que estão a decorrer ou para chegar ganham visibilidade na Gatilho. Nas atividades, os holofotes apontam-se para os artistas amarantinos, sim, mas para os do resto da nação também; e há ainda lugar para os que chegam de fora. Os artesãos, em especial, gozam de um mimo: um espaço onde podem colocar trabalhos à venda. E, se gosta de ler, pode encantar-se com a revista “Gatilho”, que a galeria lança mensal e gratuitamente, em papel e em formato digital.
A arte é o personagem principal naquele lugar, que, além de situado no centro histórico de Amarante, à beira-rio, presenteia os visitantes com um bar, com o famoso “Pátio das Laranjeiras” e com uma esplanada onde os espetáculos ao vivo elevam-nos a alegria.