A Galeria NovaOgiva é a extensão de arte contemporânea da Rede de Museus e Galerias, constituindo uma aposta na expressão artística, de elevada qualidade, partindo da recuperação de uma ideia e de um espaço base.
Conhecida por Galeria Ogiva, este espaço foi criado em Óbidos em 1970 e teve pouco mais de três anos de atividade; anos esses, porém, de grande intensidade artística, cultural, de cidadania e de liberdade. O seu fundador foi o escultor José Aurélio, que na altura residia em Óbidos e que já constituíra uma outra experiência, na vila, ligada à arte contemporânea: a Ogiva Pequena (depois Posto de Turismo e recentemente Oficina do Barro).
Após 30 anos de indefinição e inatividade, a Galeria surge hoje como um marco na história da arte, da arquitetura e da própria história da vila e dos museus em Óbidos, sendo o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais associadas a expressões artísticas contemporâneas, permitindo aos munícipes e utentes dos serviços públicos ligados à cultura, um acesso facilitado às grandes coleções e mostras.
Encerra às terças-feiras.
Fonte: Município de Óbidos