Select Page

Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos

Construída entre 1945 e 1948,no âmbito do programa de modernização dos equipamentos portuários da capital, destinava-se a assegurar o serviço de passageiros,quando o movimento de paquetes era ainda intenso. Projetada pelo arquiteto Pardal Monteiro,possui planta longitudinal e volumetria paralelepipédica escalonada, com a cobertura efetuada em terraço e em estrutura metálica em canhão.

É tipologicamente semelhante à Gare Marítima de Alcântara, pois apresenta uma estrutura de betão armado e linhas modernas, desenvolvendo-se em 2 pisos, o térreo destinado às atividades e serviços do cais e o superior reservado aos passageiros. Este último organiza-se em 2 corpos, uma ampla nave alongada e um vestíbulo principal, também este decorado com pinturas murais ,acentuadamente modernistas em termos formais, da autoria de Almada Negreiros.

Os 2 trípticos representam cenas alusivas à atividade marítima,agrupando temas como “Saltimbancos”, “Varinas” e “Passeio de Barco” num deles e “A Partida”‘,”O Trabalho de Construção” e “O Regresso” no outro. Exteriormente, um terraço-varanda prolonga-se na direção nascente para além do próprio edifício, com o objetivo de receber mais do que um navio ao mesmo tempo.

O modernismo patente nesta construção evidencia-se também ao nível do desenho das fachadas, rasgadas por envidraçados pontuados com pequenos óculos, que favorece uma relação harmoniosa entre linhas curvas e valores ortogonais de estruturas numa volumetria proporcionada e com sentido de escala.

A extinção da maioria das carreiras de passageiros, devido à concorrência do transporte aéreo, reduziu o movimento de paquetes no Porto de Lisboa apenas aos navios de cruzeiro que o escalam sobretudo no verão. Foi para acolher estes passageiros que, em 1994, esta estação marítima conheceu obras de modernização.

Este imóvel encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.

Transportes: 

Autocarros: 201, 728, 732, 760. 

Elétricos: 15E, 18E

Comboios: Estação de Santos, Estação de Alcântara-Mar. 

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada R. Gen. Gomes Araújo 1, 1350-352 Lisboa

Pontos de Interesse

Lx Factory

É no ano de 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa, se instala em Alcântara. Esta área industrial de 23.000m2 foi nos anos subsequentes, ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias,...

Padrão do Campo Pequeno

O Padrão do Campo Pequeno erguido, por ordem da Rainha Santa Isabel, no século XIV, como atesta uma inscrição que data de cerca de 1323, num local próximo daquele que actualmente ocupa, perdeu uma guarda de ferro, as colunas do capitel e a guarnição superior com a sua...

Costa da Caparica

Costa de Caparica é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, sede de freguesia com 10,18 km² de área e 13 418 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 1 318,1 hab/km². A Costa de Caparica foi elevada a cidade em 9 de dezembro de 2004. Foi a única...