Select Page

Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos

Construída entre 1945 e 1948,no âmbito do programa de modernização dos equipamentos portuários da capital, destinava-se a assegurar o serviço de passageiros,quando o movimento de paquetes era ainda intenso. Projetada pelo arquiteto Pardal Monteiro,possui planta longitudinal e volumetria paralelepipédica escalonada, com a cobertura efetuada em terraço e em estrutura metálica em canhão.

É tipologicamente semelhante à Gare Marítima de Alcântara, pois apresenta uma estrutura de betão armado e linhas modernas, desenvolvendo-se em 2 pisos, o térreo destinado às atividades e serviços do cais e o superior reservado aos passageiros. Este último organiza-se em 2 corpos, uma ampla nave alongada e um vestíbulo principal, também este decorado com pinturas murais ,acentuadamente modernistas em termos formais, da autoria de Almada Negreiros.

Os 2 trípticos representam cenas alusivas à atividade marítima,agrupando temas como “Saltimbancos”, “Varinas” e “Passeio de Barco” num deles e “A Partida”‘,”O Trabalho de Construção” e “O Regresso” no outro. Exteriormente, um terraço-varanda prolonga-se na direção nascente para além do próprio edifício, com o objetivo de receber mais do que um navio ao mesmo tempo.

O modernismo patente nesta construção evidencia-se também ao nível do desenho das fachadas, rasgadas por envidraçados pontuados com pequenos óculos, que favorece uma relação harmoniosa entre linhas curvas e valores ortogonais de estruturas numa volumetria proporcionada e com sentido de escala.

A extinção da maioria das carreiras de passageiros, devido à concorrência do transporte aéreo, reduziu o movimento de paquetes no Porto de Lisboa apenas aos navios de cruzeiro que o escalam sobretudo no verão. Foi para acolher estes passageiros que, em 1994, esta estação marítima conheceu obras de modernização.

Este imóvel encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.

Transportes: 

Autocarros: 201, 728, 732, 760. 

Elétricos: 15E, 18E

Comboios: Estação de Santos, Estação de Alcântara-Mar. 

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada R. Gen. Gomes Araújo 1, 1350-352 Lisboa

Pontos de Interesse

Miradouro das Portas do Sol

O Largo das Portas do Sol é um arruamento da cidade de Lisboa, que pertence à freguesia de Santa Maria Maior, no bairro histórico de Alfama. Deriva o seu nome da antiga Porta do Sol, integrada na cerca moura de Lisboa, que existia neste local e caiu no terramoto de...

Casa-Museu Doutor Anastácio Gonçalves

Instalada na casa onde viveu o pintor José Malhoa. Do acervo é de salientar uma coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX. A Casa-Museu possui ainda um importante espólio de porcelana chinesa do século XIII ao...

Centro Cultural de Belém

A construção do CCB foi decidida em 1988. É um complexo composto por um centro para exposições temporárias, que desde 2006 alberga o Museu Berardo, um módulo com salas polivalentes, um auditório para música sinfónica e ópera e outro mais vocacionado para artes...