Select Page

Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional

O Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional é um geoparque com 5 mil km2 que se estende pela área composta pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, apresentando um vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico e geomineiro.

Está integrado na Rede Mundial de Geoparques, criada em 2004 pela UNESCO e à qual aderiu no ano de 2006 e à rede de reservas da biosfera desde 2015.

O seu objectivo é valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional.

Um geoparque é um território que combina a protecção e promoção do Património Geológico com o desenvolvimento local sustentável. O Património Geológico de um Geoparque Mundial da UNESCO é reconhecido internacionalmente e cada geoparque possui um conjunto de geossítios ou geomonumentos que testemunham a evolução do planeta Terra.

Os Geoparques Mundiais da UNESCO estabelecem pontes entre a Geodiversidade e outras dimensões do território, como a Biodiversidade, a Histórica, a Cultura e o Património Imaterial, assentando no desenvolvimento sustentável ao nível da geodiversidade, do ambiente, do uso dos recursos naturais, do combate às alterações climáticas, da gestão dos riscos geológicos, do envolvimento das comunidades e da preservação dos patrimónios dos geoparques.

O Geopark Naturtejo é constituído pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, este é um território de elevado potencial turístico e com inúmeros factores de atracção.
O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia – Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

Localização e Acessos
A23 até Castelo Branco – faz ligação com a A1 (Lisboa – Castelo Branco – Porto)

O uso diferenciador e a dimensão sócio-económica do Património Geológico pode ser o motor de desenvolvimento de uma região, assentando na Conservação, na Educação e no Turismo.

Portas de Ródão
Monumento Natural das Portas do Ródão (Vila Velha de Ródão / Nisa)
Parque Icnológico de Penha Garcia (Idanha-a-Nova)
Portas de Almourão (Proença-a-Nova / Vila Velha de Ródão)
Inselberge graníticos (Monsanto – Moreirinha – Alegrios – Idanha-a-Nova)
Meandros do Rio Zêzere (Oleiros)
Canhões fluviais do Erges (Idanha-a-Nova)
Morfologias graníticas da Serra da Gardunha (Castelo Branco)
Blocos pedunculados de Arez (Alpalhão – Nisa)
Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro (Nisa)
Escarpa de falha do Pônsul (Nisa / Vila Velha de Ródão / Castelo Branco / Idanha-a-Nova)
Cascata das Fragas da Água d’Alta (Oleiros)
Rota das Minas de Segura (Idanha-a-Nova)
Antigo complexo mineiro de Monforte da Beira (Castelo Branco)
Tronco Fóssil de Perais (Vila Velha de Ródão)
Miradouro geomorfológico das Corgas (Proença-a-Nova)
Garganta epigénica de Malhada Velha (Oleiros)

 

Fonte: Turismo de Portugal; Wikipedia; Naturtejo

Contactos

morada Geopark Naturtejo, Avenida Nuno Álvares, Castelo Branco, Portugal

Pontos de Interesse

Aldeia Histórica de Monsanto

Monsanto (ou Monsanto da Beira) foi uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Sul, com 131,95 km² de área e 829 habitantes (2011). Densidade: 6,3 hab/km². Foi...

Aldeias do Xisto

Escondidas entre serras de vegetação frondosa, as aldeias do xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, prazenteiros e afáveis, gostam de ajudar a desvendar. Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, vivem populações...