
Quando há dois séculos atrás, em 1830, ela se sentava à porta a remendar e cozer bonecas de trapo, não poderia imaginar que a coisa viesse a ganhar estas proporções. É que, além da vertente de hospital, há também a loja, o restauro de outros brinquedos além de bonecas, a confecção de roupas e vestidos, trajes regionais e para o carnaval, e o museu. Só no museu há mais de 3500 tipos de bonecas diferentes, um número que só pode ser uma estimativa aproximada, dado que as doações e as ofertas de novas bonecas acontecem a ritmo quase diário.
O espaço já não comporta mais inquilinos, o que confere ao museu uma intensidade, uma sobrelotação de olhos e expressões e rostos e formas e membros e trajes, quase excessiva, mas que torna a visita uma experiência mesmo especial, mas nem sempre cómoda. Ícone de infância, a boneca não remete só para uma planície feliz de um passado pleno – dado que raramente é isso, a infância – e é incrível como diferentes visitantes o experienciam no museu. Os medos e o imaginário, o crescer e o descobrir.
Também na parte do hospital, boa parte dos clientes são adultos a querer recuperar memórias de infância, o que enche o espaço de biografias e memórias, e lhe confere uma carga que transcende em larga medida a questão material do braço partido ou a questão estética do vestido rasgado.
MORADA:
Praça da Figueira 7
1100-240 Lisboa
HORÁRIOS:
2ª A 6ª 10:00 – 19:00
SÁBADOS 10:00 – 18:00
Fonte: Lojas com História; Hospital das Bonecas site oficial
Recent Comments