Select Page

Igreja de Santa Catarina

Fundada pelos religiosos de São Paulo da Serra de Ossa, a então designada Igreja do Santíssimo Sacramento foi edificada na 2ª metade do século XVII, a partir de 1654, adossada ao Convento dos Paulistas. Após o Terramoto de 1755, foi objeto de reedificação, concluída em 1763.

No século XIX, a partir de 1835, a igreja passou a Paroquial sob o orago de Santa Catarina. Classificada como Monumento Nacional, esta igreja conventual, traduzindo uma arquitetura religiosa barroca, apresenta planta longitudinal, em cruz latina, articulada com o convento, formando um U. É uma igreja de nave única com capelas laterais, transepto saliente e capela-mor profunda.

A sua fachada principal evidencia três corpos separados entre si e delimitados lateralmente por duplas pilastras. O corpo central, de dois andares, surge rematado por frontão curvo decorado com a Custódia do Santíssimo Sacramento. Os dois corpos laterais servem de apoio a duas torres sineiras, de secção quadrada, decoradas com balaústres, ao mesmo tempo que, no piso térreo, enquadram uma galilé, à qual se acede por meio de três arcos de volta inteira, separados entre si por pilastras simples.

Aí, o portal central, ladeado por pilastras, encontra-se rematado por frontão triangular interrompido pela representação relevada da Custódia do Santíssimo Sacramento. Por sua vez, o portal localizado mais à esquerda permite o acesso à antiga portaria conventual.

No interior merecem destaque a talha joanina do altar-mor, a beleza do órgão, verdadeiro monumento de talha dourada, e os estuques ornamentais, que revestem a abóbada de arco abatido da nave, datados do 3º quartel do século XVIII e executados por João Grossi e Toscanelli.

Transportes:

Elétrico: 28E. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Calçada do Combro 82, 1200 Lisboa

Pontos de Interesse

Museu Nacional de Arqueologia

Instalado em 1893, possui um acervo vastíssimo e diversificado dividido em núcleos: arqueologia, etnografia, numismática, epigrafia pré-latina e latina, escultura, documentos escritos, mosaicos e antropologia física. Na sala do...

Jardim Botânico de Lisboa

O Jardim Botânico de Lisboa é um jardim científico que foi projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica na Escola Politécnica. O local escolhido, no...