Pertence de Francisco da Silva Guimarães, negociante do Porto. Em 1745, este negociante e sua esposa, fazem uma doação desta propriedade aos Ermitas Descalços de Santo Agostinho, na condição de aí fundarem uma Igreja ou Convento e de, eles e seus descendentes, ali serem sepultados na Igreja, e serem rezadas duas missas diárias, enquanto “o mundo for mundo” pelas suas almas.
De estilo Barroco começou a ser construída na segunda metade do século XVIII tendo a primeira pedra sido colocada em 1749. Está ladeada por duas torres sineiras e o seu pórtico é rematado por um frontão triangular interrompido por um nicho onde está colocada a imagem de S. Pedro. No interior da Igreja destacam-se a excelente talha dourada do altar-mor, das capelas laterais e a qualidade da estatuária religiosa.
Atualmente, esta igreja é um Importante centro de culto, onde centenas de crentes se deslocam aos domingos para prestar culto à Santa Rita e a cumprir as suas promessas.
Na quinta da Formiga funciona o Colégio de Ermesinde, também conhecido por Colégio da Formiga, uma instituição centenária de ensino básico e secundário, de inspiração católica.
Pontos de Interesse na proximidade: Fábrica Têxtil de Sá, Vila Beatriz; Loja do Cidadão.
Recent Comments