Recuperada pela Câmara Municipal de Óbidos entre 2002 e 2003, a Igreja de São João Baptista, um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do património edificado em Óbidos, acolhe presentemente o Museu Paroquial.
O templo mandado erigir pela Rainha Santa Isabel em 1309, foi então dedicada ao mártir São Vicente, tendo servido como apoio à assistência religiosa e espiritual da gafaria que lhe estava anexa.
Já no início do séc. XVI o templo foi integrado no património da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e, desde 19 de Outubro de 1636 até ao evento do liberalismo, serviu de sede à paróquia e colegiada de São João Baptista (outrora no arrabalde poente de Óbidos).
Desde então a igreja entrou em declínio, ressurgindo hoje como um espaço onde a arte e o património religioso poderão ter lugar.
O Museu Paroquial de Óbidos pretende ser um ponto de encontro e diálogo entre a comunidade e as suas raízes culturais, explorando uma vertente humanista que integre os valores tradicionais e o diálogo para a paz, cumprindo assim um compromisso entre cultura e a vocação pastoral da Igreja.
São objetivos prioritários deste polo o incentivo ao estudo e divulgação dos bens artísticos e históricos das paróquias de Óbidos, sendo particularmente importante a relação a estabelecer com os diversos públicos (escolares, investigadores, turistas, etc.) e sobretudo com a comunidade local.
A gestão museológica deste serviço é partilhada entre o pároco da Vila de Óbidos, representante da entidade titular do imóvel (a Comissão Fabriqueira da Paróquia de São Pedro de Óbidos), com quem se estabelecem os temas base das exposições temporárias, e a coordenação técnica da RMG, em representação da entidade que presentemente frui do espaço, a Câmara Municipal de Óbidos.
O Museu Paroquial apresenta exposições temporárias de média duração (entre 6 a 9 meses), motivando a investigação e estimulando ciclos de visita mais regulares.
Fonte: Município de Óbidos
Recent Comments