A Igreja de São Lourenço (também conhecida como Igreja de São Lourenço dos Matos) é uma igreja situada em São Lourenço, na freguesia de Almancil (Loulé),no Algarve, Portugal. Datada de finais do século XVII, é devotada a Lourenço de Huesca.
Merece especial destaque o revestimento interior de toda a igreja por azulejos datados de 1730 e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes (importante elemento do ciclo dos mestres da azulejaria portuguesa) ilustrando diversos episódios da vida de S. Lourenço.
A sua linha arquitetónica de nave única e a decoração são de estilo barroco, com retábulos esculpidos e dourados, e pormenores decorativos na porta triunfal e na parte interna da cúpula, integralmente revestida a azulejos, como o resto do interior. Os azulejos vieram de Lisboa em 1730, e ilustram a vida de São Lourenço de Huesca. Tem também imagens dos séculos XVII e XVIII. A sacristia tem um magnífico móvel esculpido.
Pormenor dos azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes (1695 – 1778)
Pormenor dos azulejos
Além do impressionante impacto provocado pelos azulejos, é de referir o retábulo em talha dourada da capela-mor, de estilo barroco, e atribuído ao mestre Manuel Martins, o maior entalhador e escultor algarvio e que foi também o autor da imagem de São Lourenço que aí se encontra.
Fonte: Wikipedia