Select Page

Igreja de São Salvador da Trofa

Dedicada a S. Salvador, o seu aspecto actual deriva de sucessivas campanhas de obras de beneficiação levadas a efeito na primeira metade do século XVI, nos últimos anos do século XVII ou nos inícios do seguinte e nos finais do XVIII. Do lado esquerdo da fachada, setecentista, de linhas barrocas e ao gosto provincial, ergue-se a torre sineira.

Embora se trate de um imóvel classificado como “Monumento Nacional”, tal classificação advém do facto de, no seu interior, possuir um conjunto escultórico-funerário, de grande valia artística – o Panteão dos Lemos.

No interior, de planta rectangular, é digna de nota a capela-mor, com cobertura de abóbada de nervuras, quatro bocetes nos fechos secundários e um maior ao centro, onde se insere o Brasão dos Lemos. Aqui se encontra o famoso conjunto de túmulos do século XVI conhecido por Capela Funerária dos Lemos.

Em cada um dos lados abrem-se dois arcos que abrigam arcas tumulares. Do lado da Epístola situa-se um belo conjunto de sepulturas, nomeadamente a do cavaleiro Diogo de Lemos, fundador do panteão, cuja estátua jacente, da autoria de mestre Hodart, e, pela sua pujança e rigor de linhas, uma das obras-primas da escultura renascentista portuguesa.

A igreja em si, como refere Nogueira Gonçalves, é um edifício de planta rectangular, reconstruído e/ou reformulado, ao longo de três épocas: séc. XVI, inícios e finais do séc. XVIII e fins do século XIX.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Parque Verde do Mondego

O rio que viu nascer a cidade de Coimbra nunca deixou de ser parte integrante da vida dos seus habitantes. Se a beleza das suas margens inspirou gerações de estudantes e poetas, a força das águas, ora refrescando as férteis várzeas do vale, ora inundando até os mais...

Quinta das Lágrimas

A Quinta das Lágrimas, membro da “Small Luxury Hotels of the World” é um retiro de conforto e paz num palácio do século XVIII no centro de Coimbra. O palácio por onde passaram reis e imperadores foi restaurado na primavera de 2016 em toda a sua grandiosidade e é hoje...