Select Page

Igreja de São Tiago – Livraria de Santiago

Mandada construir por D. Sancho I, em 1186, possuía originalmente três naves com a entrada principal virada a poente, comunicando assim directamente com o interior do castelo. Era a igreja de uso da Família Real aquando das suas estadas em Óbidos, sendo enriquecida ao longo dos séculos com numerosas obras de arte, de que se destacava a Galeria da Rainha, obra de talha gótica.

A igreja foi totalmente destruída pelo terramoto de 1755 e reconstruída em 1772, com a fachada alinhada com a Rua Direita e cabeceira voltada a norte. Tinha no retábulo do altar-mor uma pintura representando São Tiago Maior, tábua maneirista de autor desconhecido da segunda metade do séc. XVI – Luís de Morales? (Sérgio Gorjão, 2000) – que terá feito parte do primitivo retábulo, hoje no Museu Municipal. 

A Igreja de São Tiago, templo iniciado no século XII e um dos edifícios mais emblemáticos da vila, é agora a Grande Livraria de Santiago. 

Situada dentro das muralhas da vila, na Cerca Velha, junto à entrada do castelo, neste espaço pode encontrar além de uma grande variedade de livros, projeção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições ou tomar um chá ou um café.

 

Fonte: Município de Óbidos

Contactos

morada Largo de São Tiago do Castelo, 2510-106 Óbidos

Pontos de Interesse

O Contágios aos Templos Locais

Uma obra da magnitude do Santuário, com inovações estéticas e funcionais tão marcantes e diferenciadas do programa construtivo implantado até à época, seria lógico que deixasse uma continuidade. Não revolucionando, pelo menos aparentemente, cremos que terá deixado...

Club House da Praia D’El Rey

O Club House oferece uma vista panorâmica sobre o campo de golfe e o Oceano Atlântico. Diáriamente servimos pequeno-almoços, almoço e jantar, com uma ementa à la carte, bem como lanches, pizzas e um menu take-away. Dispõe...