Select Page

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Igreja construída na década de 60 do século XX, em substituição de outra, com a mesma invocação, edificada nos finais do século XVIII, localizada um pouco mais abaixo. Na origem desta construção esteve o concurso público de projectos, lançado pela Comissão Fabriqueira e Patriarcado de Lisboa, o qual foi ganho pela equipa dirigida pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, alargando a colaboração a outros arquitetos, nomeadamente Pedro Vieira de Almeida, Luís Vassalo Rosa, Miguel Aragão e Duarte Cabral de Melo.

A exigência de modernismo implicou uma solução inovadora para a época, com o recurso a materiais de grande durabilidade e fácil manutenção. Foi Prémio Valmor de 1975 e encontra-se classificada como Monumento Nacional. O complexo paroquial é composto por 3 corpos articulados por um pátio central, que estabelece uma ligação pedonal com a Rua de Santa Marta.

O corpo principal destina-se à igreja, enquanto que os outros acolhem serviços de apoio social e educativos. A igreja, organizada por pisos, apresenta no topo o espaço principal, por baixo deste a cripta e o cartório e na base o salão paroquial e a capela mortuária.

O espaço da igreja, uma ampla nave trapezoidal de altura considerável, com o santuário iluminado por clarabóia elevada, surge envolvido por uma galeria superior formando balcão. Uma capela saliente junto à entrada, destinada ao baptistério, é dedicada atualmente ao Coração de Jesus.

Merece destaque a excelente acústica da igreja, que possui um orgão de fabrico inglês, colocado sobre a tribuna lateral onde se situa o coro.

Transportes:

Autocarros: 706, 774.

Metro: Marquês de Pombal (Linha Azul/Linha Amarela). 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada R. Camilo Castelo Branco 4, 1150-089 Lisboa

Pontos de Interesse

Museu do Dinheiro

O Museu do Dinheiro apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua relação com as sociedades e com o indivíduo através das coleções de numismática e notafilia do Banco e de outros objetos e dispositivos virtuais de contextualização. A museografia, da autoria do...

Chafariz da Esperança

Localizado no antigo Largo da Esperança, viu alterada a sua envolvência com o arranjo urbanístico resultante da abertura da Av. D. Carlos I, em 1889, ficando encostado a um prédio, construído por essa altura, cuja fachada foi concebida como pano de fundo para o...

Ginjinha sem Rival

João Lourenço Cima morreu em 1925 mas deixou um dos mais carismáticos estabelecimentos de Lisboa, hoje nas mãos da quarta geração da descendência. Começou a trabalhar n’ A Ginjinha, fundada em 1840 no Largo de São Domingos, sob as ordens do galego Francisco...