Select Page

igreja dos capuchinhos

A presença dos Capuchinhos em Gondomar iniciou-se em 1958, na Casa-Solar da antiga Quinta da Bouça-Cova (do séc. XVIII-XIX), comprada e adaptada para nela se instalar o Seminário Menor, já sem condições em Vila Nova de Poiares (Coimbra). A transferência do mobiliário fez-se entre 21 e 23 de julho; e no dia 28 já era conhecida a lista dos Irmãos a ela destinados.

As obras de adaptação começaram a 4 de agosto; e os 87 seminaristas chegaram a 15 de outubro para se abrir o ano letivo a 19. A 2 de novembro era inaugurada a capela para os seminaristas e para o povo. Em setembro de 1964 abriu também o ano escolar no “Externato Liceal Paulo VI”, entretanto fundado, que um ano depois transitou para novo edifício, já com 8 salas de aulas.

Após 3 Feiras Regionais, 7 Cortejos e outras formas de angariação promovidas pelo Grupo dos “Amigos de S. Francisco”, a 11 de novembro de 1966 foi inaugurada a cripta da futura igreja (o atual salão), numa Eucaristia presidida pelo Pároco de S. Cosme de Gondomar, P. Arnaldo Duarte; e a 1 de dezembro de 1974, o Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, benzeu e inaugurou o novo Seminário e a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Esta, após sofrer as transformações que lhe deram o rosto atual, foi novamente dedicada por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto em 23 de novembro de 2001; e o mesmo aconteceu com o edifício do Seminário.

A progressiva diminuição de vocações fez com que deixasse de funcionar aqui o Seminário, sendo os espaços ocupados, primeiro pelo Externato e a Catequese, e depois pelos vários grupos e movimentos ligados à pastoral da nossa igreja; e cedeu-se terreno para o Parque de estacionamento fronteiro à casa e igreja. Em 1991, foi vendido o Externato, que, tendo sido ampliado, continua como Colégio.

Hoje, os religiosos da fraternidade desdobram-se no atendimento ao povo que frequenta a nossa igreja, sobretudo no ministério da reconciliação, aos muitos grupos de Catequese e outros; no apoio a comunidades religiosas, nas visitas aos doentes, na estreita colaboração pastoral com o Pároco e na ajuda a outras paróquias vizinhas.

 

Pontos de Interesse

Marina de Melres

Situada na margem direita do rio Douro na albufeira de Crestuma-Lever, a 34.5 km da barra, permite a acostagem de embarcações marítimo turísticas e de recreio.Dispõe de 45 Lugares de amarração.

Pórtico de Monte Crasto

Escultura em ferro da autoria de Zulmiro de Carvalho, um nome sonante da arte contemporânea, natural do Concelho de Gondomar. Esta obra simboliza a porta de entrada no Monte Crasto.

Igreja Matriz de Gondomar

De inícios do séc. XVIII (1727), foi o primeiro templo da Península Ibérica dedicado a S. Cosme e S. Damião, padroeiros da Freguesia, cujas imagens se destacam dos nichos colocados na frontaria da Igreja e que ladeiam o vitral com a representação de Nossa Senhora do...