Select Page

igreja dos capuchinhos

A presença dos Capuchinhos em Gondomar iniciou-se em 1958, na Casa-Solar da antiga Quinta da Bouça-Cova (do séc. XVIII-XIX), comprada e adaptada para nela se instalar o Seminário Menor, já sem condições em Vila Nova de Poiares (Coimbra). A transferência do mobiliário fez-se entre 21 e 23 de julho; e no dia 28 já era conhecida a lista dos Irmãos a ela destinados.

As obras de adaptação começaram a 4 de agosto; e os 87 seminaristas chegaram a 15 de outubro para se abrir o ano letivo a 19. A 2 de novembro era inaugurada a capela para os seminaristas e para o povo. Em setembro de 1964 abriu também o ano escolar no “Externato Liceal Paulo VI”, entretanto fundado, que um ano depois transitou para novo edifício, já com 8 salas de aulas.

Após 3 Feiras Regionais, 7 Cortejos e outras formas de angariação promovidas pelo Grupo dos “Amigos de S. Francisco”, a 11 de novembro de 1966 foi inaugurada a cripta da futura igreja (o atual salão), numa Eucaristia presidida pelo Pároco de S. Cosme de Gondomar, P. Arnaldo Duarte; e a 1 de dezembro de 1974, o Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, benzeu e inaugurou o novo Seminário e a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Esta, após sofrer as transformações que lhe deram o rosto atual, foi novamente dedicada por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto em 23 de novembro de 2001; e o mesmo aconteceu com o edifício do Seminário.

A progressiva diminuição de vocações fez com que deixasse de funcionar aqui o Seminário, sendo os espaços ocupados, primeiro pelo Externato e a Catequese, e depois pelos vários grupos e movimentos ligados à pastoral da nossa igreja; e cedeu-se terreno para o Parque de estacionamento fronteiro à casa e igreja. Em 1991, foi vendido o Externato, que, tendo sido ampliado, continua como Colégio.

Hoje, os religiosos da fraternidade desdobram-se no atendimento ao povo que frequenta a nossa igreja, sobretudo no ministério da reconciliação, aos muitos grupos de Catequese e outros; no apoio a comunidades religiosas, nas visitas aos doentes, na estreita colaboração pastoral com o Pároco e na ajuda a outras paróquias vizinhas.

 

Contactos

morada Av. Gen. Humberto Delgado 201, 4420-155 São Cosme

Pontos de Interesse
igreja dos capuchinhos
A presença dos Capuchinhos em Gondomar iniciou-se em 1958, na Casa-Solar da antiga Quinta da Bouça-Cova (do séc. XVIII-XIX), comprada e adaptada para nela se instalar o Seminário Menor, já sem condições em Vila Nova de Poiares (Coimbra). A transferência do...

Igreja Matriz Rio Tinto

Templo de meados do século XVIII dedicado a S. Cristóvão. No seu interior destacam-se os quatro altares em talha dourada, tendo uma só nave e, no exterior, os painéis de azulejos dedicados a Nuno Álvares Pereira, Santo António, São Cristóvão, Santa Mafalda e São...

Casa S. Miguel

Localizada na Aldeia de S. Miguel, Freguesia de Gondomar (S. Cosme), muito próximo do Porto, este empreendimento de turismo rural, faz parte de um conjunto arquitetónico classificado de interesse local a preservar, formado por casas pegadas ou separadas por estreitas...

Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira

A Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira pertence à Rede Nacional de Leitura Pública, com a tipologia B.M.3. O atual edifício é uma construção de raiz da autoria do arquiteto Luís Miranda (com uma área bruta: 3166 m²), tendo sido inaugurada no dia 1 de...