A igreja de construção seiscentista (1671) de uma só nave e harmoniosa traça barroca é dedicada a Santo André.
A maior parte do seu património é do séc. XVIII. Ostenta no seu interior azulejo decorativo e talha dourada que tornam este templo no expoente máximo do barroco no concelho de Valongo. O retábulo mor, feito num período de coexistência do barroco com o rococó, recebe duas bem conseguidas imagens de Santo André e de S. Francisco de Assis. A sobrepujar o retábulo duas curiosas alegorias à Fé e à Esperança.
De destaque é ainda o perfeito trabalho de talha do teto da capela-mor, que mais parecem bordados executados em madeira, onde se encontram representados desde aves a anjos músicos. A Ceia de Cristo, do famoso pintor Francisco José de Resende, é digna de destaque. A edificação da torre sineira é um projeto posterior, concluída somente em 1874. A casa paroquial de 1691 foi alvo de intervenções recentes. Na envolvente encontra-se um fontanário granítico também barroco.
No Passal, onde existe um cruzeiro e um elemento escultórico dedicado aos Bugios e Mourisqueiros, é onde, no dia de S. João, decorrem as tradicionais Bugiadas e Mouriscadas.
Pontos de Interesse na proximidade: Rio Ferreira, edifício da Junta de Freguesia.
Recent Comments