Select Page

Igreja Matriz de Valongo

A Igreja Matriz de Valongo, implementada no lugar onde se erguera a primitiva igreja, demolida por ameaçar ruína, começou a construir-se em 1794 por autorização de D. João VI, regente do Reino, e levou mais de meio século para ver as suas obras concluídas. 

Em 1809, serviu de quartel-general aos invasores franceses, e só em 1823 foi celebrada a primeira missa no novo templo. 

Planta longitudinal, composta de nave única e capela-mor rectangular com duas torres sineiras adoçadas no alinhamento do frontispício cobertas por uma cúpula de gomos assente sobre um pequeno tambor facetado. A fachada, de estrutura granítica e panos revestidos a azulejo branco, inclui cenas figurativas azuis do martírio de S. Mamede. No interior destacam-se as pinturas murais das paredes e abóbada e o pavimento de mármore junto da capela-mor. Inclui de ambos os lados um varandim de ferro assente sobre a cornija que coroa o entablamento das pilastras.

No seu interior, guarda um riquíssimo espólio artístico que se foi reunindo ao longo dos dois séculos de existência, mas também alguns testemunhos dos séculos XVII e XVIII que passaram da igreja primitiva. 

Pontos de Interesse na proximidade: Câmara Municipal de Valongo; Casa do Anjo/ Casa do Anjo S. Miguel; Casa dos Nova/ Museu e Arquivo Municipal. 

Contactos

morada R. de Sousa Paupério 213, 4440-697 Valongo

Pontos de Interesse

Igreja Matriz de Alfena

Da autoria do arquitecto Alfredo Moreira da Silva, integra elementos da construção antiga (de 1684), demolida em 1970 – capela-mor (anexa ao Centro Paroquial) e formada por uma sacristia de 3 divisões, uma torre de 3 sinos (transitaram para...

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela privada barroca, com frontaria de portal desconcentrado, protegida por um pequeno alpendre de madeira. Mandada edificar pelo capitão Vicente Ferreira Alfena e esposa Luzia Antónia do Sacramento, por causa da distância à Igreja e por...